Gasparotto recebe título de Cidadão Emérito da Capital
A Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista Paulo Raymundo Gasparotto, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (30/4). Proposta pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB), atual presidente da Câmara, a outorga do título ocorreu no Plenário Otávio Rocha, com a presença de autoridades, vereadores, amigos e familiares do homenageado.
Definindo Gasparotto como sinônimo de cultura, personalidade e elegância, o vereador Tessaro, em seu discurso, afirmou que o diferencial do trabalho do jornalista reside na habilidade ímpar que possui de fazer abordagens críticas naquilo que escreve e no conhecimento amplo que demonstra discutindo os mais variados assuntos da atualidade.
O proponente ainda evidenciou os diversos locais em que o jornalista já desenvolveu suas atividades profissionais, referindo desde o primeiro desempenho na área de comunicação, bem como todas as empresas e trabalhos desenvolvidos por ele, tanto como colunista, quanto leiloeiro, conhecedor de obras de arte ou defensor do meio ambiente.
Ao agradecer a honraria, Gasparotto disse estar emocionado em receber a homenagem tão alta e cheia de carinho. O jornalista sublinhou que estava recebendo o título em reconhecimento ao amor que sente pela Capital. Quando volto a esta cidade de avião, escolho sempre um assento na janela, só para ver Porto Alegre lá do alto", revelou. "Sou extremamente bairrista. A ecologia também foi destaque na fala de Gasparotto, o qual afirmou que essa homenagem que ora estava recebendo da Câmara, servirá também como estímulo para ele continuar nesse combate em prol da defesa do meio ambiente.
O prefeito José Fortunati também prestigiou a outorga ao jornalista e fez sua reverência dizendo que Gasparotto, nos seus mais de 40 anos de comunicação, tem demonstrado grande capacidade de se comunicar com todos os públicos com muito brilhantismo.
Durante os trabalhos, foram lidas pelo protocolo mensagens de congratulações da governadora Yeda Crucius e do vereador João Dib (PP). Além do homenageado, de Tessaro, e do prefeito Fortunati, compuseram a Mesa o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Vilson Darós; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma; e o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Carlos Pippi da Motta. O vereador Reginaldo Pujol (DEM) presidiu a sessão durante o período em que Tessaro subiu à tribuna.
Foram presenças destacadas na cerimônia o presidente da Companhia Carris Porto Alegrense, João Pancinha, e os vereadores Sebastião Melo (PMDB) e João Bosco Vaz (PDT). Também o secretário de Planejamento, Marcos Bins Ely; a cônsul honorária da Hungria, Verônika Ruttkay Pereira; o cônsul honorário do Líbano, Ricardo Malcon; a chanceler do Consulado Graoducado de Luxemburgo, Tabia Bian; e o presidente da Agert, Alexandre Gadret.
Ana Madeira (reg.prof. 4875)