Grande Oriente, em seus 120 anos, recebe Troféu Câmara Municipal
O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre foi conferido, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (16/12), ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), que completou 120 anos em outubro passado. Tendo por local o Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital, a homenagem, dirigida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), atendeu a solicitação do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS). Dezenas de autoridades e membros de lojas maçônicas acompanharam a cerimônia.
O vereador Bernardino, ao fazer sua saudação, disse ser um dia importante para a Capital pelo aniversário do Grande Oriente e lembrou que a ordem maçônica, em seu surgimento, tem várias vertentes. Para ficar mais tranqüilo, buscamos informações nos registros mais contemporâneos e naquilo sobre o qual não pairam dúvidas, ressaltou. Sempre que se estuda uma instituição como a maçonaria, acabamos encontrando fatos que se contrapõem, explicou ainda o vereador ao narra a história do GORGS.
Bernardino igualmente ressaltou o sentimento de liberdade dos primeiros membros da maçonaria brasileira e gaúcha, muitos dos quais iniciados nas ordens maçônicas no exterior durante suas formações acadêmicas, e afirmou que este mesmo sentimento impulsionou o envolvimento de diversos maçons em eventos como a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha. O vereador citou ainda o envolvimento de personalidades gaúchas não somente na história do Estado como do próprio GORGS.
Compromisso
O passado que reverenciamos nos serve de exemplo para participar das lutas atuais da sociedade. Ao dizer estas palavras, Tadeu Pedro Drago, grão mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, em seu agradecimento pela homenagem recebida da Câmara Municipal, lembrou que na Capital gaúcha foram fundadas as lojas maçônicas mais antigas do Brasil, nos anos de 1831, 1855, 1858 e 1869. As grandes questões nacionais estão sendo fortemente debatidas em nossas lojas, afirmou Drago.
De nossa lojas estão saindo propostas concretas. A sociedade gaúcha e brasileira pode ter certeza de que todas as lojas estão comprometidas com um futuro mais justo, onde o respeito à dignidade humana está entre os valores mais importantes a serem preservados, completou. Ainda conforme o grão mestre, há um histórico compromisso do Grande Oriente com mudanças que possibilitem a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e democrática e com igualdade de oportunidade para todos.
Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estiveram o vice-prefeito Sebastião Melo e o grão-mestre Jorge Colombo Borges do Grande Oriente do Brasil. Também participaram Ivory Coelho Neto, do Ministério Público do RS; Antonio Carlos Maciel Rodrigues, do Tribunal de Justiça Militar do RS; Lauro Araújo Baptista da Silva, vice-presidente do GORGS; e Milton Barbosa da Silva, grão mestre advita do GORGS. Igualmente estiveram presentes os vereadores Idenir Cecchim (PMDB) e Reginaldo Pujol (DEM).
Homenageado
O Grande Oriente do Rio Grande do Sul foi fundado em Porto Alegre em 14 de outubro de 1893, completando 120 anos de existência neste ano de 2013. Na época da fundação do GORGS, várias lojas participaram ativamente, ainda que não existisse unanimidade entre seus integrantes. Dessas lojas, três ainda estão em plena atividade: Luz e Ordem, Orientação e Progresso da Humanidade. O GORGS conta atualmente com 242 lojas no Estado, reunindo aproximadamente 10 mil membros ativos.
Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)