Plenário

Homenagem marca 50 anos do CTG Os Maragatos

Mileski (d) e Alves (e) com vereadores Maristela, Elói, Comassetto e Neuza Foto: Caroline da Fé
Mileski (d) e Alves (e) com vereadores Maristela, Elói, Comassetto e Neuza Foto: Caroline da Fé

Os 50 anos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Maragatos, da Vila Floresta, foram homenageados na sessão desta quinta-feira (25/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Carlos Comassetto (PT), a cerimônia, realizada no Plenário Otávio Rocha, contou com as presenças do patrão do CTG, Dorival dos Santos Alves, do presidente da comissão organizadora do cinqüentenário, Nelson Antônio Mileski, e de diversos tradicionalistas ligados à entidade.

Comassetto lembrou que Os Maragatos é considerado o segundo CTG do mundo, tendo sido fundado em 27 de outubro de 1957, com o intuito de valorizar e manter as tradições gaúchas. “Em 1958, o CTG já realizava um feito épico: uma carreteada de São Gabriel a Porto Alegre em meio ao rigoroso inverno, chegando à Capital em 20 de setembro para a inauguração do Laçador”, disse. “Assim começou a ser escrita sua história.” Comassetto ainda destacou a contribuição do CTG nas áreas artístico-cultural e social, marcando presença no cinema, teatro, televisão, rodeios e festas em diversas partes do mundo.

Nelson Mileski agradeceu a homenagem e entregou a Medalha Honório Lemes, destinada pelo CTG a participantes eméritos da entidade. Receberam a comenda os vereadores Comassetto, Elói Guimarães (PTB) e Neuza Canabarro (PDT), além de Maristela Meneghetti (Dem), que presidiu a sessão. Recordou que o primeiro presidente do Conselho de Vaqueanos do CTG saiu da Câmara – o ex-vereador, deputado federal e governador Alceu Collares. Também enfatizou a dedicação do CTG à coletividade, em ações sociais e voltadas para as escolas. “Nosso CTG não é só para bailar, comer churrasco e tomar trago, mas para prestar serviços à comunidade”, disse.

Além de Comassetto, saudaram os 50 anos do CTG Os Maragatos os vereadores Margarete Moraes (PT), Neuza Canabarro (PDT), Elói Guimarães (PTB), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Newton Braga Rosa (PP).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)