Jovens apresentam seis projetos para melhorar a cidade
Propostas de melhorias para as áreas de segurança, educação, transporte, saúde, esportes e cultura foram apresentadas em forma de projeto pelos 19 alunos de 8ª série do Colégio Nossa Senhora de Lourdes que participaram, nesta quarta-feira (13/9), da Sessão Plenária do Estudante. A corrupção na política também foi outro tema tratado na sessão, realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre com as presenças dos vereadores Ervino Besson (PDT) e Manuela dÁvila (PCdoB).
No período de Comunicações, a tribuna foi ocupada por Yasmin Amaral, 13 anos, que lamentou a corrupção, a falta de transparência na política e a desilusão com representantes que não cumprem as promessas de campanha. Dizer que só há sujeira seria injusto, mas não podemos fechar os olhos para os problemas, afirmou a adolescente. A dúvida é em quem acreditar.
Os seis projetos apresentados contêm as seguintes propostas:
1. Qualificação dos policiais e reforço do policiamento nas ruas do município.
2. Aumento dos salários aos professores da rede pública e mais segurança para as escolas.
3. Adequação de todos os ônibus para acesso de deficientes e instalação de câmeras no transporte coletivo.
4. Instalação de mais postos de saúde próximos às áreas carentes e distribuição gratuita de medicamentos, preservativos e anticoncepcionais.
5. Instalação de comunidades esportivas voltadas às pessoas carentes, com quadras poliesportivas e inclusão de aulas de ginástica, natação e tênis nas escolas.
6. Construção de centros culturais que ofereçam oficinas gratuitas de teatro, artesanato e de atividades de geração de renda.
A Plenária do Estudante é desenvolvida gratuitamente pelo Memorial da Câmara às quartas-feiras pela manhã durante o ano letivo. Informações e agendamento de escolas pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)