Plenário

Kledir Ramil e Cecília Kother receberão título de Cidadão

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (28/5) projeto da vereadora Maristela Meneghetti (Dem) que concede o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre a Kledir Alves Ramil. Nascido no dia 21 de janeiro de 1953, em Pelotas, Kledir ingressou na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971, onde também cursou a Faculdade de Composição e Regência.

Em 1975, junto com mais três amigos, Kledir e o irmão Kleiton lançaram o Almôndegas, grupo que foi um marco na história da música popular do Rio Grande Sul, com músicas inspiradas em fatos folclóricos, na identidade jovem urbana do sul do país e na releitura de canções regionalistas. No total, foram quatro discos gravados. Além de ter sido o grupo gaúcho de música popular de maior sucesso nos anos 70, o Almôndegas foi o pioneiro no
pop gaúcho de bases regionais a despontar no centro do País.

Depois de encerrado o ciclo Almôndegas, em 1978, os irmãos Ramil partiram para a afirmação da dupla com o lançamento do primeiro LP, em 1980, pela gravadora Ariola. "Kledir, ao lado do irmão Kleiton, conseguiu comunicar a música do Rio Grande do Sul com as outras regiões brasileiras e popularizar uma maneira de falar e cantar com termos, até então, desconhecidos, como deu pra ti e tri legal", afirmou a Maristela Meneghetti.

Cidadã

Também foi aprovado pela Câmara Municipal, nesta quarta-feira (28/5), projeto do vereador João Carlos Nedel (PP) que concede o título de Cidadã de Porto Alegre para Maria Cecília Medeiros de Farias Kother. A homenageada é presidente da Diretoria Executiva da Fundação Irmão José Otão. Essa fundação, funcionando junto ao campus da PUCRS, tem por finalidade apoiar projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)