Plenário

Legislativo registra os 90 anos do Colégio Israelita

Alunos e a diretora da escola receberam diploma da Câmara Foto: Felipe Dalla Valle
Alunos e a diretora da escola receberam diploma da Câmara Foto: Felipe Dalla Valle

Atendendo proposição da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Porto Alegre registrou, na sessão desta segunda-feira (19/11), os 90 anos de fundação do Colégio Israelita Brasileiro. Durante sessão plenária, os vereadores entregaram à diretora da escola, Mônica Timm de Carvalho, um diploma alusivo à data.

Mônica se manifestou dizendo que o colégio tem por missão a formação de pessoas empreendedoras. “Com esse propósito já formou várias gerações de jovens que constroem uma sociedade plural”, falou, lembrando ainda que os alunos promovem e preservam a cultura judaica “com forte bagagem cultural e comprometidos com a paz.”

O presidente do Grêmio Estudantil Albert Einstein, Jonas Strazas, também agradeceu a homenagem. “Na nossa escola, as crianças têm espaço para serem crianças e se desenvolverem como cidadãos. Nesse ambiente, nos tornamos empreendedores”, disse.  

Premiação

O presidente da Câmara, Mauro Zacher (PDT), destacou a importância da homenagem. “Não só pelos 90 anos de fundação, mas pela proximidade do centenário desta instituição tão importante para nossa cidade”, disse. O vereador enfatizou que o colégio foi premiado com o ouro no Prêmio Inovação em Educação – Categoria Gestão Pedagógica/Educação Básica “pela excelência do ensino que oferece.”

O vereador Valter Nagelstein (PMDB) considerou "justíssimo" o destaque ao Colégio Israelita. “Se remete a 90 anos de história, portanto, o tempo fala por si”, considerou, ressaltando que, nessa escola, a educação é plural e democrática. “Por isso, goza de altíssimo nível de aprovação.”

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)