Tribuna Popular

Lions divulga trabalhos de solidariedade

Governador do Lions, Denério Neumann, na Tribuna Popular  Foto: Elson Sempé Pedroso
Governador do Lions, Denério Neumann, na Tribuna Popular Foto: Elson Sempé Pedroso

O Distrito LD-3 do Lions Clube Internacional ocupou nesta quarta-feira (10/10) a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre para divulgar o trabalho realizado pela entidade. Conforme o governador do LD-3, Denério Rosales Neumann, o Lions é uma ONG que atua há 50 anos no Brasil e que há 90 anos presta serviços comunitários no mundo inteiro. Destacou que a entidade tem se dedicado especialmente a ajudar pessoas carentes com deficiência visual. "O primeiro Banco de Óculos do país foi criado pelo Lions do Rio Grande do Sul. Em todo o mundo, há apenas 13 bancos como este." Acrescentou que, além de arrecadar, recuperar e distribuir óculos a pessoas necessitadas, a ONG mantém no Estado um ônibus que realiza exames de visão em alunos de escolas de regiões mais pobres e encaminha as crianças para tratamento. "Além disso, em convênio com o Hospital São Lucas, o Lions disponibiliza 40 cirurgias de catarata por mês."

Neumann, que há 36 anos integra o Lions, revelou que a organização, fundada em 1917 no Texas (EUA), possui atualmente 1,35 milhão de membros, sendo a maior organização de clubes de serviço do mundo. No Brasil, informou, há 1.517 clubes, que reúnem 38,5 mil associados. No RS, conforme ele, a entidade é composta por 59 clubes, 17 deles na Capital. Em 2007, o Lions foi eleito a melhor ONG de solidariedade entre as 34 existentes no mundo, superando entidades como o Unicef.

Além dos serviços na área ótica, Denério disse que o Lions participa de campanhas de combate ao diabetes e de recolhimento de alimentos e brinquedos. "Lions quer dizer Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço", explicou o governador.

Em nome de suas bancadas, falaram os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), Adeli Sell (PT), José Ismael Heinen (DEM), João Dib (PP), Clênia Maranhão (PPS), Dr. Raul (PMDB) e Ervino Besson (PDT), que elogiaram o trabalho realizado pelo Lions. A sessão foi presidida por João Carlos Nedel (PP).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)