Plenário

Plenário aprova estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares terá estátua em Porto Alegre (Foto: Prefeitura de Salvador)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (23/11) projeto de lei que altera a lei que prevê homenagem a Zumbi dos Palmares, solicitando a instalação de uma estátua em vez de um busto do herói no largo que recebeu seu nome. O projeto foi apresentado pelo então vereador Alberto Kopittke (PT) em 2015 e desarquivado este ano pela vereadora Karen Santos (PSOL). Conforme a vereadora, a estátua será erguida com recursos destinados por emendas parlamentares. 
 
Zumbi é o maior símbolo da luta e da resistência do povo negro, inicialmente contra a escravidão e hoje contra o racismo, informa o vereador. "Mas não é o único herói do povo negro: Dandara (sua companheira), Luís Gama, João Cândido e tantos outros homens e outras mulheres entregaram suas vidas pela causa do povo negro e acabaram marcando o tempo do Brasil e do mundo", afirma. "Contudo, Zumbi é o grande guerreiro, que, por mais criminalizado e ignorado pela história oficial, tradicional e branca, sempre estará presente no imaginário popular e nos sonhos de quem ousa construir um novo Brasil, livre do racismo e das injustiças sociais."
 
Kopittke recorda que, em 2003, uma lei previu homenagem a Zumbi em Porto Alegre, com a colocação de um busto do herói negro no antigo Largo da Epatur, rebatizado com seu nome. "No entanto, até a presente data, não há busto no local, nem mesmo qualquer objeto que remeta ao nome do grande líder negro", relata o vereador.
 
"Diante do quadro de invisibilidade histórica do povo negro e tendo em vista a urgência da luta contra o racismo, o presente projeto de lei visa a colocar uma estátua, em vez de um busto, do herói Zumbi dos Palmares no Largo que já recebe seu nome."