Presidência

Projeto institui Largo Zumbi como área cultural

A vereadora Maria Celeste (PT), presidenta do Legislativo, protocolou nesta semana um projeto lei, de sua autoria, que transforma o Largo do Zumbi dos Palmares em Área Especial de Interesse Cultural, como proteção do local enquanto patrimônio histórico cultural. Maria Celeste disse que este projeto tem como objetivo garantir neste espaço a prática de política afirmativa da cultura negra na cidade. O projeto é resultado de uma solicitação do movimento negro durante audiência pública na qual foi debatido o projeto Portais da Cidade, proposta da Prefeitura que prevê a construção de um terminal de ônibus no Largo Zumbi e a mudança de nome do espaço para Zumbi Açorianos. 

 

O projeto lei também prevê a criação de um conselho gestor para aprovar os programas a serem implementados no local, como também para auxiliar na captação de recursos para sua execução.


O Largo recebeu a denominação “Zumbi dos Palmares” em homenagem ao maior líder do Quilombo, que simbolizou a luta do povo negro em território nacional.

 

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)