Plenário

Comunicações

Vereador Dr. Raul Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Dr. Raul Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Comunicações da reunião de hoje (9/7) da Comissão Representativa os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

REFORMA - Nelcir Tessaro (PTB) comentou sobre a reforma eleitoral para 2010, votada na noite de ontem (8/7) na Câmara Federal "Houve avanços em relação a liberação de propaganda via Internet. No mundo globalizado em que vivemos era inadmissível não poder usar a informática. É mais limpo e menos oneroso”. O vereador elogiou ainda a proibição do uso de muros. “Achei pertinente, pois muitos não cumprem o que manda a legislação após o pleito e não limpam a cidade”. Tessaro aproveitou e fez um apelo a Justiça Eleitoral para que coloque agentes nas ruas para verificar os que ainda estão pintados e pediu que seja revisado o uso de cavaletes em esquinas. (RA)

SAÚDE - Maria Celeste (PT) manifestou-se sobre a saúde na Grande Santa Rosa e Parque Belém. Para a vereadora, essa duas comunidades vêm sofrendo ao longo dos anos no que diz respeito ao atendimento público. “No Parque Belém o posto chegou a ser fechado mesmo com a intervenção da Câmara que buscou junto ao gestor público providências”, disse.  Ressaltou que a Cosmam vem procurando resolver o problema e também não tem obtido sucesso. Quanto a Santa Rosa, Celeste disse que o espaço físico para atendimento é pequeno. “Foi feita uma reforma e o problema não foi solucionado”, enfatizou ao ressaltar que esta unidade de saúde atende em torno de 96 mil pessoas. (RA)

INVEJA - João Pancinha (PMDB) criticou alguns veículos de comunicação nacionais que insistem em difamar o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre – por ter sido escolhida uma das sedes da copa do mundo. “É um absurdo nos depararmos com a notícia de que o saneamento básico de Porto Alegre é um dos piores do Brasil”, reclamou ao justificar que esta postura representa uma forma de desconstituir a capital dos gaúchos. “Isto é coisa de gente invejosa que não quer ver a copa realizada aqui”. Segundo Pancinha, as afirmações veiculadas são infundadas e preconceituosas. (ES)

CONGRESSO - João Dib (PP) repreendeu a postura da senadora Ideli Salvatti (PT) no Senado ao afirmar que a CPI na Assembleia Legislativa não funciona. “Ela está desinformada, pois nenhuma Comissão foi instalada até agora no Estado. Ela deveria olhar para o próprio trabalho dos senadores que até agora não conseguiu dar início à CPI da Petrobrás”. Para Dib, a Câmara Federal também representa outro aglomerado de pessoas que não fazem nada. “É necessária uma nova constituição que reduza o número de senadores e deputados. O Brasil merece uma constituição isenta feita por pessoas compromissadas. (ES)

GRIPE A - Dr. Raul (PMDB), ao comentar sobre o caos da saúde pública no Brasil, explicou que a administração de Porto Alegre tem feito esforço para combater os problemas mais urgentes. “Postos e Unidades Básicas estão concentrando força para lutar contra a disseminação da gripe A no Rio Grande do Sul”, registrou ao revelar que a doença já não é mais um fato isolado, e sim uma questão de utilidade pública. “É preciso que as unidades de saúde se abasteçam com equipamentos e máscaras adequadas para proteger os funcionários e os pacientes. As formas de contaminação devem ser levadas a sério”, recomendou. (ES)

LEGISLAÇÃO - DJ Cassiá (PTB) elogiou os novos ajustes feitos à lei eleitoral no Brasil. “O abuso do poder econômico em eleições tem que ser melhor controlado”, frisou. Segundo o vereador, as novas mudanças na lei obrigam alguns candidatos que não possuem mandato a fazerem campanha no corpo a corpo com o eleitor. “Isso melhora a política e o processo da democracia”, revelou ao reiterar que é absolutamente contra o uso de cavaletes nos pleitos. “Em dias de chuva os bueiros entopem por causa destas propagandas. A Câmara Municipal legislar sobre esta permissão que polui a ciodade", pediu. (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)