Plenário

Discursos de Comunicações

Os seguintes temas foram abordados no período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (7/12) da Câmara Municipal de Porto Alegre:

MOTÉIS – Maria Celeste (PT) informou que a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara tem participado ativamente do movimento que avalia a responsabilidade dos agentes públicos na fiscalização da proibição da entrada de menores de 18 anos em motéis. Lembrou a morte de uma menina de 13 anos em um desses locais, ocorrida recentemente. Segundo ela, uma reportagem veiculada pelo Teledomingo, da RBSTV, constatou que, mesmo autuados, esses estabelecimentos não cumprem a lei. (CB)

IMPRENSA – Margarete Moraes (PT) comemorou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que indeferiu agravo de instrumento impetrado por um advogado que, em artigos de jornal, chamou o ex-governador Olívio Dutra de mentiroso e favorecedor do jogo do bicho, entre outras acusações. Margarete ainda lamentou tragédias como a queda de uma marquise na Avenida João Pessoa, que matou uma jovem, e um desmoronamento ocorrido dentro da PUC, sem vítimas. Na sua opinião, é preciso averiguar se esses problemas decorrem da falta de fiscalização pela Smov. (CB)

AVIAÇÃO – Luiz Braz (PSDB) se disse estarrecido com as declarações do diretor da Anac, Milton Zuanazzi, segundo o qual a situação do tráfego aéreo é normal no Brasil. “É muita irresponsabilidade tratar o assunto dessa forma”, disse Braz. O vereador lamentou que a população só tenha sabido das graves falhas no sistema de controle aéreo após a queda do avião da Gol, em que morreram 154 pessoas. “Que bagunça. Que administração marqueteira”, afirmou. Segundo Braz, o último investimento em segurança de vôo foi feito no governo de Fernando Henrique Cardoso. (CB)

TUTELAR - Clênia Maranhão (MD) saudou projetos apresentados pelo Executivo criando 11 novas creches em áreas vulneráveis da cidade escolhidas pelo Orçamento Participativo, atendendo cerca de 120 crianças de famílias de baixa renda em cada creche a partir de julho de 2007. Sobre debate a respeito dos conselhos tutelares, Clênia destacou projeto entregue ontem pelo prefeito José Fogaça prevendo a criação, em duas regiões, de mais dois novos conselhos tutelares, chegando a 50 conselheiros, “buscando o aprimoramento do atendimento das crianças e adolescentes”. (CS)

JOVENS - Ervino Besson (PDT) destacou a homenagem ao Instituto de Estudos Empresariais (IEE), realizada nesta quinta-feira (7/12) durante o Grande Expediente, por proposição do vereador Márcio Bins Ely (PDT). Besson lembrou que o crime organizado leva jovens à degradação moral, e o grupo de jovens empresários do IEE ajuda no enfrentamento do problema, “dando um pouco de esperança aos nossos jovens”. O vereador também destacou a inaguração, esta semana, de um moderno aparelho de angiografia no Hospital Parque Belém, “mais uma vitória da comunidade da Zona Sul”. (CS)

AVIAÇÃO - Carlos Todeschini (PT) atribuiu a crise do sistema aeroviário do país a “movimento sindical exagerado dos controladores de vôo, que estão levando milhares de pessoas a transtornos incomuns”. Segundo ele, o governo Lula realizou grandes investimentos na modernização de aeroportos, aumentando em mais de 20% a capacidade de atendimento ao público e em 28% o fluxo de cargas. “O país nunca cresceu tanto, com investimentos pesados em infra-estrutura e exportações batendo recorde.” Também citou a ampliação da Refap, as ações da Polícia Federal e a criação do Fundeb e de vagas no Prouni. (CS)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. Prof. 7400)