Plenário

Lideranças

Os seguintes temas foram abordados em tempo de Lideranças na sessão desta segunda-feira (14/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre:

HOMENAGEM – João Antonio Dib (PP) homenageou o centenário do ex-governador Walter Peracchi Barcellos. “Se ele fosse vivo, completaria hoje 100 anos. Foi um político que, antes de conjugar o verbo ter, conjugava o ser”. Conforme Dib, Peracchi “foi um homem de honradez e firmeza e um político na acepção maiúscula dessa palavra, uma figura política extraordinária”. Para o líder do PP, é muito importante lembrar isso num momento que “todos estão estarrecidos com o que ocorre com os políticos, que mudam de partidos em troca de cargos, vendem suas idéias e convicções”. (JAP)

FOGAÇA - Alceu Brasinha (PTB) elogiou trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito José Fogaça, que completou 880 dias à frente do governo municipal. Brasinha lembrou que o Executivo tem entregue, em média, quatro moradias por dia a pessoas carentes na cidade, num total até agora de 3.600 casas. O vereador disse ter visitado creche no Bairro Timbaúva onde ficou impressionado com a qualidade "de Primeiro Mundo" da instituição assistencial. "Creches significam menos crianças abandonadas nas ruas." Ele também elogiou trabalho integrado de secretarias municipais no sentido de propiciar vida mais digna às crianças porto-alegrenses. "Fogaça tem dado atenção para as pessoas mais carentes." (CS)

MÃES - Ervino Besson (PDT) homenageou as mães pela passagem do seu dia, no domingo (13/5). Citou carta enviada pela mãe de um rapaz assassinado, em assalto a uma videolocadora, para a mãe do adolescente criminoso. Na carta, segundo Besson, a mãe da vítima diz que acompanhou o drama da mãe do adolescente infrator durante a transferência dele das dependências de uma Febem para outra, e a cobertura que a mídia deu ao fato. Ela também lamenta que só possa visitar o seu filho no cemitério. Besson lembrou a recente discussão sobre a redução da idade penal no país e lembrou que, na América do Norte e na Europa, a maioridade chega mais cedo do que nos países da América do Sul. (CS)

PROCEMPA - Adeli Sell (PT) denunciou "festança" ocorrida na Procempa. Relatou que, ao lado do prédio da empresa, existe um salão para fazer festas. Para o Dia das Mães, disse Adeli, a empresa pública promoveu festa que incluiu aluguel de três toldos, contratação de garçons e realização de "churrascadas". O vereador disse querer saber quem pagou a conta. Voltou a solicitar informações sobre a existência de três cargos de confiança com salários de R$ 8 mil ou R$ 9 mil, sobre os quais a Prefeitura não teria enviado resposta. Destacou ainda nota divulgada pelo Sindicato Médico do RS (Simers) solicitando ao Cremers que faça investigação no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e interdite o PAM-3. (CS)

CONTROLADORES - José Ismael Heinen (PFL) apelou que o governo federal tome providências e acabe com as disparidades salariais existentes entre controladores de vôos civis e militares. Lembrou que, recentemente, uma deputada federal colocou em suspeição 230 controladores de vôo por estarem sob inquérito militar, mas observou que as desigualdades persistem. Segundo ele, um controlador de vôo com carreira militar trabalha ao lado de um colega civil que ganha o dobro de vencimentos e benefícios. "O mais justo seria afastar todos controladores das duas funções durante o inquérito, mas é preciso sanar as desigualdades." (CS)

CONCEIÇÃO – “O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), pela importância social que tem, não pode ser administrado por alguém que leve anos para se familiarizar com sua burocracia”. Ao fazer essa afirmação, Cláudio Sebenelo (PSDB) lembrou que estão sendo divulgados pela imprensa porto-alegrense nomes de candidatos a postos administrativos deste hospital, cuja diretoria deverá ser renovada em breve. Sebenelo lamentou que os indicados não sejam pessoas familiarizadas com as estruturas de atendimento e funcionamento do Grupo. “O Conceição é um esteio da cidade em saúde pública, e não pode virar um balcão de negociações”, criticou. “As pessoas caem de pára-quedas nesses cargos”. (HP)

José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)