Plenário

Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (17/9), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos, durante o período de Lideranças:

CONCENTRAÇÃO - Ismael Heinen  (Dem) homenageou as mulheres gaúchas, dirigindo-se, principalmente, às Anitas Garibaldis. "É preciso resgatar os direitos do Rio Grande. Do jeito que está, estamos sendo levados para uma nova Revolução Farrapa”, declarou. Justificou que o Estado, assim como os demais estados brasileiros, estão quebrados devido à política de concentração de renda nos cofres da União. Criticou a possibilidade de, mais uma vez, a CPMF ser prorrogada. Disse que a contribuição atinge em cheio aos trabalhadores, enquanto que o Governo Federal não faz o seu tema de casa. “O fim da CPMF resultaria em milhares de novos empregos, principalmente  nas microempresas”, acrescentou. (VBM)

BLOCO - Maristela Maffei (PCdoB) falou do bloco de esquerda composto pelo PCdoB, PDT e PSB para a criação de uma plataforma nacional. Disse que tem lado: é uma socialista que está no PCdoB e que não admite que pessoas ligadas aos tucanos e à extrema direita falem mal do Governo Federal. “Admito que é uma obrigação do Governo, mas perguntem aos prefeitos do interior com que dinheiro eles estão governando os seus municípios", indagou. Também comentou seminário realizado no último fim de semana na Lomba do Pinheiro, região que deverá se transformar num grande centro tecnológico. Destacou, ainda, o papel que as mulheres estão exercendo nos diversos postos de destaque na capital. (VBM)

GRÊMIO – Alceu Brasinha (PTB) destacou o momento do Grêmio e enfatizou a importância dos torcedores, principalmente os que torcem das arquibancadas, na Geral do Grêmio.“Não tem espetáculo melhor do que o futebol”, observou. Disse que respeita a dor dos Colorados, e que acredita que o Grêmio chegará mais uma vez à Libertadores da América. "Uma festa só, com aniversário e vitória no Gre-Nal", salientou. Também fez um apelo para que haja mais atenção aos pequenos empresários. Disse que não concorda com a instalação de hipermercados por todos os cantos da cidade, que segundo ele, sufocam e acabam com os pequenos negócios. (VBM)

CHICLETE -  Haroldo de Souza (PMDB) disse ter sido surpreendido com notícia que informava a compra de chicletes pelo Exército Brasileiro, no valor de R$ 3 milhões, sob a justificativa de que as gomas de mascar seriam para a saúde bucal do efetivo. “Pela hora, até achei que estivesse sonhando”, ironizou. Também relatou fatos ocorridos no Gre-Nal deste domingo. Disse que na entrada do Estádio Olímpico, ficou com o carro prensado entre torcedores e a Brigada Militar. “Não sei onde conseguem tantos pedaços de pau e de pedra”, observou. Informou que no final do jogo um grupo de torcedores o ameaçou com uma bomba e apelou aos pais que tenham mais atenção com os seus filhos. "Os bastidores do Gre-Nal são preocupantes", finalizou. (VBM)  

JUVENTUDE I – Adeli Sell (PT) destacou que a prefeitura não esta fazendo seu papel em divulgar, por exemplo, a eleição para os Conselhos Tutelares da Capital. Relatou que ele e os demais vereadores estão na Câmara para cobrar coisas importantes da Prefeitura. “Queremos a prestação de contas do ProJovem. Foram gastos mais de R$ 11 mil para formar uma pessoa em quatro ou cinco meses em um curso” disse. Adeli destacou que este foi o “maior projeto de educação que já vi. Só isto já é o suficiente para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. É um absurdo”, denunciou o parlamentar. (LO)

PREFEITURA – João Dib (PP) informou que Porto Alegre tem hoje o segundo cidadão de Vacaria assumindo a prefeitura municipal. Além dele próprio, a Procuradora-Geral do Município assumiu nesta segunda-feira pelo prefeito José Fogaça, em viagem. Dib disse achar estranho que todos estejam viajando no mesmo dia. “Por isso apresentei projeto importante que, por manobras, sempre é retirado da votação." O projeto, como lembrou, estabelece que quando a presidência da Câmara não assumir por qualquer motivo, assumirá o vice-presidente da Câmara ou outro parlamentar da Mesa Diretora”, informou. Para Dib, o Procurador do Município deve ser responsável por outras atribuições no Executivo. (LO)

TUTELARES – Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que no Brasil a ignorância tomou lugar importante nas decisões da República juntamente com o incentivo à esta prática, referindo-se aos Conselhos Tutelares. O parlamentar relatou que apresentou projeto para escolha diferente dos órgãos de proteção às crianças. “Minha proposta é que, ao invés de eleição, se faça a escolha por concurso público, transparente e dando às pessoas de curso superior correspondente os cuidados às crianças, como profissionais da pedagogia e da psiquiatria, por exemplo.” Sebenelo também ressaltou que no último processo eleitoral aconteceram fatos lamentáveis no processo eleitoral dos conselhos. (LO)

JUVENTUDE II – Mário Fraga (PDT) disse não concordar com parte do projeto de Sebenelo sobre os Conselhos Tutelares, especialmente na questão dos candidatos terem curso superior. Ele respondeu também ao pronunciamento de Adeli Sell (PT) sobre o ProJovem, lembrando que a Secretaria da Juventude é comandada pelo vereador licenciado, Mauro Zacher (PDT). “Os recursos são oriundos do Governo Federal em 95%, e estamos aplicando os recursos nos quatro cantos da cidade. Cerca de mil jovens já foram beneficiados”, relatou. Mário Fraga disse ainda que Adeli “joga para cima alguns números e diz que tem irregularidade, mas não trouxe à tribuna nenhum documento para provar as acusações”. Conforme o vereador, todos os recursos aplicados são licitados. (LO)

DMAE - Professor Garcia (PPS) reagiu às denúncias levantadas pelo vereador Carlos Todeschini (PT) sobre o possível empréstimo de uniformes do Departamento Municipal de Água e Esgotos para membros da Polícia Civil, que os utilizaram em operação de busca a foragidos da Justiça. Ao ler a correspondência encaminhada pelo diretor do Dmae, Flávio Presser, à Secretaria de Segurança Pública, o vereador garantiu que o órgão nada teve a ver com o relatado. “O Dmae desconhece as atitudes dos policiais e garante que não está compactuado com estas práticas”, afirmou, ao traduzir as palavras do diretor. De acordo com Garcia, o departamento investigará o caso com a ajuda do secretário José Francisco Mallmann. (ES)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ester Scotti (reg.prof.13387)