Prefeito entrega balanço de 2005 à Câmara
O prefeito José Fogaça apresentou nesta quarta-feira (12/4) o balanço consolidado do exercício de 2005 do Executivo ao Legislativo. Entregue ao presidente da Câmara, vereador Dr. Goulart (PDT), o demonstrativo das contas públicas obteve um superávit de R$ 35 milhões. Os números possibilitarão que a prefeitura possa contratar empréstimos de organismos como o Banco Mundial, o BID e o BNDES.
Fogaça apontou que a orientação é de controle equilibrado do orçamento, que se trabalhe com um limite rigoroso, mas sempre procurando mostrar que Porto Alegre está apta para receber investimentos, destacou o prefeito. A exigência legal para os empréstimos parte do Tesouro Nacional.
O secretário da Fazenda, Cristiano Tatsch, salientou aos vereadores que o resultado foi obtido com dois fatores preponderantes. Aumentamos a arrecadação de impostos em 8% em relação a 2004, sem elevar alíquotas, e diminuímos sensivelmente as despesas da administração do município. Tatsch destacou também que mesmo com o orçamento ajustado não diminuíram as verbas para a saúde.
Dr. Goulart afirmou que a Câmara está acompanhando de perto os trabalhos do Executivo e que vê melhorias na prefeitura com a administração José Fogaça, inclusive na área da saúde pública. Este avanço nos dá tranqüilidade para trabalhar, disse. Ele afirmou que a Câmara analisará profundamente os relatórios entregues pelo prefeito.
Estiveram presentes os vereadores Ervino Besson, Márcio Bins Ely e Nereu DÁvila, do PDT; Adeli Sell e Sofia Cavedon, do PT; Clênia Maranhão, Professor Garcia e Elias Vidal, do PPS; Almerindo Filho, do PSL; Raul Carrion, do PCdoB; Cassiá Carpes, do PTB; Haroldo de Souza, do PMDB; e João Antônio Dib, Mônica Leal e João Carlos Nedel, do PP. Também compareceram os secretários João Portella, do Gabinete Orçamentário, Clóvis Magalhães, de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Cezar Busatto, da Coordenação Política e Mário Fraga, do Esporte e Lazer.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)