Sessão Solene

Presidente da VTC recebe título de Cidadã de Porto Alegre

Entrega do título de Cidadã de Porto Alegre a Hellene Vardaramatos. Na foto: empresária Hellene Vardaramatos, vereador Reginaldo Pujol (e)
Pujol entregou o título para a nova Cidadã de Porto Alegre (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (26/5), sessão solene para a entrega do título de Cidadã de Porto Alegre para a jornalista, advogada e co-fundadora da empresa de transportes Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), Hellene Vardaramatos, A iniciativa é do vereador Reginaldo Pujol (DEM). 

Em sua manifestação, Pujol destacou o valor ético, a força de trabalho e dedicação, "como mulher, mãe, esposa e empresária", da homenageada. Disse que “diante do momento difícil no qual o país atravessa”, a concessão desse título pelo Legislativo da capital grava na história da cidade "os bons exemplos que se podem deixar para as futuras gerações".

Ao falar para um plenário lotado de familiares, amigos, empresários do transporte coletivo de Porto Alegre, colaboradores e autoridades, Hellene Vardaramatos recordou as datas, respectivamente em 2005 e 2010, na qual o marido, já falecido, Jean Vardaramatos, e a empresa VTC receberam homenagens do Legislativo. Ela fez um breve relato da sua biografia, intercalado com elogios ao Brasil e a Porto Alegre, recordando a criança vinda da Grécia, ainda no período da Segunda Guerra, e as dificuldades encontradas para a superação e adaptação à nova pátria, a qual a família adotou e foi adotada.

Manifestou a dedicação para a atividade profissional que ela e o marido Jean tiveram a partir da fundação da VTC, no ano de 1958, empresa hoje dirigida pela filha Stamatula Vardaramatos, como superintendente. Recordou o apoio que teve para retomar os estudos e realizar não apenas o seu sonho, mas o de sua mãe, formando-se jornalista e advogada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Disse que o Brasil atravessa um momento delicado, “que afeta a economia e o transporte”, e citou o incêndio de 22 veículos em Porto Alegre, sendo cinco deles da VTC, “para o qual não há seguro e cujo prejuízo não pode ser incluído na tarifa”. Ainda assim disse acreditar no país e nos valores da nação, fato que fez com que a VTC investisse e esteja disposta a continuar  investindo em transporte coletivo. Mas apelou aos vereadores para que, dentro das suas possibilidade, apoiem as empresas e o sistema de Porto Alegre, “que até pouco tempo era considerado o melhor do país”.

Ao final, o reverendo primaz da Igreja Ortodoxa Grega, padre Panaghotis Meintanis, ocupou a tribuna para citar uma passagem da vida do casal Vardaramatos que não foi lembrada pela homenageada. Ele recordou o exemplo de contribuição social de ambos a partir da criação de uma escola dentro da empresa, voltada para moradores de rua. “Jovens que passaram a ter educação e conhecimento técnico em mecânica de motores para veículos coletivos”.

A sessão solene foi encerrada pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), que presidiu o ato, na presença da homenageada, de sua filha, do padre Meintanis e dos demais integrantes da mesa, o comandante do 9º BPM, tenente coronel Eduardo Amorim; o ex-vereador João Antônio Dib; e o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Celso Pinheiro.

Biografia

Nascida na Grécia, em plena Segunda Guerra Mundial, Hellene Vardaramatos, a primogênita de Eugenie, estilista e professora, e de Vassílios Antipas, fabricante de laticínios e criador de ovinos, veio para o Brasil com a família logo que o conflito se encerrou. Chegaram ao Rio Grande do Sul em 1948, quando o seu pai alugou uma chácara em Canoas para o plantio de verduras e criação de ovelhas. Ela e a irmã foram colocadas em um internato em Porto Alegre, de onde saíam aos finais de semana e nas férias para ajudar no trato dos animais, recolhendo lenha, trabalhando na plantação e ajudando a carregar a carroça com as verduras.

A família mudou para Porto Alegre, em razão dos estudos dos filhos, e é na capital que Hellene conhece Jean, que viria a ser seu esposo. Em 1958, compraram o primeiro ônibus e implementaram a Linha 65 – Parque Madepinho.  Com o passar dos anos, já com os negócios em situação mais favorável, com a criação da Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) e os três filhos na faculdade, Hellene, que era a diretora-financeira da empresa, decidiu retomar os estudos e se formou em jornalismo e direito na PUCRS. Com o falecimento do esposo, em 2008, Helene e a filha assumiram o comando da empresa, com o apoio dos demais familiares e colaboradores.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)