Agente por um dia

Professor Wambert inaugura programa da EPTC “Agente de trânsito por um dia”

Vereador foi o primeiro a participar de ação da EPTC que busca mostrar o dia a dia de trabalho dos fiscais nas ruas de Porto Alegre.

  • Diretor e agentes da EPTC acompanharam o vereador pelas avenidas da capital.
    Diretor e agentes da EPTC acompanharam o vereador pelas avenidas da capital. Foto: Marco Pecker
  • Wambert observou fiscalização em frente ao Foro Central de Porto Alegre.
    Wambert observou fiscalização em frente ao Foro Central de Porto Alegre. Foto: Marco Pecker

“Quis custodiet ipsos custodes?” ou “quem vigia os vigilantes?” é uma frase em latim atribuída ao poeta romano Juvenal, que representa o motivo da visita do vereador Professor Wambert Di Lorenzo à EPTC na tarde dessa quinta-feira (22/06). A convite da diretoria da empresa, Wambert acompanhou por 3 horas o trabalho dos agentes pelas ruas de Porto Alegre. A ação foi guiada pelo diretor de Operações da EPTC, Fabio Berwanger, e pelos fiscais de trânsito Wagner Cruz e Ana Decavata.

O vereador sempre criticou severamente a EPTC pela conduta hostil de alguns agentes e pelo alto número de multas aplicadas. “Sigo com a ideia de que por ser uma empresa, a EPTC não poderia cuidar da fiscalização do trânsito, eu defendo que esse trabalho seja feito por uma autarquia com poder de polícia e que faça parte da administração direta da cidade”, explicou.

As reivindicações, críticas e as causas que Wambert defendeu, desde a sua candidatura, sempre foram levadas até a direção da empresa. De acordo com Berwanger, esses foram os motivos que fizeram a EPTC criar o programa de agente de trânsito por um dia, tendo sido o Professor, o primeiro vereador de Porto Alegre a participar da iniciativa.

Para Wambert, “é necessária uma atenção no trato com o cidadão, avaliando casos de tolerância, priorizando a educação antes de multa e usando o apito antes da caneta”. Por falar em caneta, foi apresentado, em primeira mão, um novo sistema usado pelos agentes chamado de talonário eletrônico. Consiste em um celular conectado ao sistema da EPTC, identificado com uma capa reflexiva, em que o fiscal verifica no ato a situação do veículo e da habilitação do motorista. Os agentes também carregam uma impressora portátil que já imprime o talão da multa no momento da averiguação, caso seja necessário.

São 511 agentes de trânsito que circulam pela cidade de Porto Alegre, em turnos de 6h, atendendo as mais diversas situações que acontecem na fiscalização ostensiva ou pelos chamados recebidos pelo telefone 118. Berwanger relatou que a média de multas aplicadas por cada agente de trânsito é de 1,5 por dia. Mas no período de 3 horas em que o vereador acompanhou os dois fiscais, foram registradas mais de oito multas pela dupla. Número ainda pequeno perto de tantas infrações que foram observadas. Em um dos casos, a motorista estacionou em local proibido e estava com a carteira de habilitação vencida.

Wambert destacou, como vereador da cidade, estar muito contente por ter participado dessa atividade. “Foi um dia muito proveitoso e uma grande experiência para compreender como funciona a lógica do serviço público prestado pela EPTC” destacou. O professor também salientou que foi uma oportunidade valorosa de dialogar para colaborar com a segurança e a mobilidade urbana da Capital e pontuou: “Se todos os mais de 500 agentes de trânsito que trabalham na EPTC fossem cordiais como a dupla que nos acompanhou, talvez não teríamos nenhuma reclamação a fazer”.

Fotos: Marco Pecker/gabinete