PLENÁRIO

Projeto amplia horário da proibição a carros em ruas de lazer

  • Ciclista, Bicicleta, Ciclovia, Ciclofaixa, Orla do Guaíba, Pôr do sol, Esporte, Lazer. SFCMPA
    Proposta amplia até 22h o horário das ruas de lazer no verão (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereador José Freitas na tribuna
    José Freitas (Republicanos) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que amplia em uma hora, no verão, o período de proibição ao trânsito de carros em domingos e feriados nas ruas de lazer. A iniciativa é do vereador José Freitas (Republicanos). 

O texto estabelece que será proibido o trânsito de veículos automotores nas vias de lazer entre 6h e 22h, nos meses de dezembro a março. No restante do ano, permanece o horário atual – entre 6h e 21h –, fixado pela Lei n.º 12.927/2021.

O projeto também institui como rua de lazer o trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva compreendido entre a Avenida Presidente João Goulart e o fim do trecho 3 da Orla do Guaíba.

Na exposição de motivos do projeto, o vereador afirma que “por não ser considerada uma rua de lazer, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no trecho supracitado, tem suas vias abertas ao trânsito dos veículos às 19h, ou seja, um contrassenso, vez que este é o ponto alto de movimentações de pessoas, seja contemplando, seja consumindo no comércio local”. 

Freitas destaca que a abertura da via aos carros “traz constrangimento aos pedestres e perda de ganhos aos ambulantes, que observam que a maioria do público chega por volta das 18h e, que pelo fato do trânsito estar aberto, não consomem”, e menciona ainda “a insegurança para crianças e idosos com os veículos passando”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)