Plenário

Projeto busca ampliar punições por ruídos excessivos de motos

Estacionamento de motos
Alteração em escapamento de motos será punida com maior rigor (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Algre começou a debater projeto de lei que trata de regras e punições relativas à emissão de ruídos produzidos por escapamento de veículos automotores. A proposta é de autoria dos vereadores Coronel Ustra (PL) e Marcos Felipi (Cidadania) e altera a lei municipal 3.698/72.

"Porto Alegre vem sendo palco para infratores que utilizam de forma inadequada veículos automotores, principalmente motocicletas. Percebemos o incômodo em horários de descanso, próximo a centros de educação e hospitais. Retirar o escapamento das motocicletas ou conduzir veículos com descarga livre configura uma infração grave, com penalidade de multa e retenção do veículo para regularização, conforme o o Código de Trânsito Brasileiro", explicam os autores. 

"Considerando que a Lei nº 3.698 trata brevemente do assunto, propomos alteração nesta redação no trecho que trata do tema, bem como uma redação específica e mais atualizada, utilizando para fins de parâmetro de aferição a norma regulamentadora correspondente, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente, para estabelecer os limites de ruído permitido", acrescentam os vereadores.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)