Projeto concede caráter de utilidade pública à Softsul
A históriada Softsul inicia no ano de 1991, quando representantes do setor de tecnologia se reuniram ecomeçaram a desenhar um plano estratégico objetivando mostrar que o setor desoftware era uma indústria nova, de alto valor agregado, e que poderia melhoraras divisas do Brasil. Com isso, surgiu o plano estratégico que, em 2003, setransformaria no Programa Brasileiro de Exportação de Software (Softex). O grande desafio do Programa Softex era sensibilizar oempresário brasileiro a mudar esse perfil, ajudar as empresas a se capacitar eatingir níveis internacionais de qualidade para poder competir com o resto domundo. Em 1993 foi o primeiro ano efetivo do Programa, em que foram criados 13núcleos, e a Softsul estava entre eles sendo o sexto núcleo a ser criado noBrasil.
A Softsul nasceu dentro do Instituto de Informática daUFRGS e inicialmente oferecia os laboratórios de Informática para as empresas. Paralelamenteestava sendo escrito o primeiro estatuto para criar uma pessoa jurídica quedaria aporte às ações desse núcleo. A Softsul, dentro da UFRGS, começou adisponibilizar os recursos da universidade, como computadores e bibliotecatécnica.
Para o vereador proponente, em razãoda natureza do trabalho realizado pela Softsul, com amplos benefícios aodesenvolvimento tecnológico, assim como ao empreendedorismo de Porto Alegre, epreenchendo essa instituição todos os requisitos legalmente necessários para aobtenção do reconhecimento como de utilidade pública.
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)