Plenário

Projeto denomina Rua Santa Tereza D'Ávila no Cristal

Câmara Municipal de Porto Alegre
O Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do Legislativo nº 354/17, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Santa Tereza D’Ávila o logradouro público cadastrado conhecido como Rua C, na Vila Hípica do Cristal, Bairro Cristal.

Tereza de Cepeda e Ahumada nasceu na cidade espanhola de Ávila, no ano de 1515. Com 14 anos de idade, após perder sua mãe, foi estudar no Convento das Agostinianas de Ávila. Com 20 anos, decidida a se dedicar à vida religiosa e sem a concordância do pai, Tereza “fugiu” para o Convento Carmelita de Encarnación, ficando algum tempo até adoecer e voltando para lá após ser curada com a prática da oração mental ensinada no livro Terceiro Abecedário da Vida Espiritual, de autoria do padre Francisco de Osuna. 

Com 25 anos, a Santa começou a fundar novas casas religiosas, o que fez até sua morte, em 4 de outubro de 1582, aos 67 anos. Tereza foi canonizada 40 anos depois, pelo Papa Gregório XV. Em 1970, o Papa Paulo VI lhe conferiu o título de Doutora da Igreja.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)