Plenário

Projeto homenageia o escritor Moacyr Scliar

Vereador Valter Nagelstein na tribuna do plenário
Vereador Valter Nagelstein (PMDB), proponente da homenagem (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que denomina Orla Moacyr Scliar a faixa de terra entre o Lago Guaíba e o Município de Porto Alegre localizada entre a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr do Sol. A proposta é do vereador Valter Nagelstein (PMDB). “Um escritor como Scliar é, sem sombra de dúvida, um cidadão do mundo, admirado e respeitado em todos os continentes para onde suas obras o levaram”, lembra o vereador. 

Moacyr Scliar, nascido em 1937, em Porto Alegre, ficou conhecido por suas obras literárias tais como crônicas, contos e romances. Com este último gênero ficcional, fez-se presente, também, no cinema e no teatro. Em 2017, o escritor, se vivo, completaria 80 anos. 

De acordo com Nagelstein, a intenção, ao dar a um dos mais significativos pontos centrais de Porto Alegre o seu nome, é homenagear alguém que partilhou do seu sucesso pessoal com a cidade. A orla, renovada, será entregue à população como forma de reaproximá-la de uma das maiores belezas naturais da Capital, cujo espaço contemplativo, fonte de muitas inspirações, por certo honrará a memória do homenageado.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)