Plenário

Projeto inclui ensino de habilidades socioemocionais no município

  • Escola. Alunos.  Educação. Municipal. Aulas. Meyer.
    Objetivo é que crianças se tornem adultos mais resilientes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely preside momentaneamente a sessão.
    Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que  institui o ensino e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Porto Alegre. A proposição é de autoria do vereador Márcio Bins Ely.

O projeto prevê que as habilidades socioemocionais a serem trabalhadas nas instituições de ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental incluem, entre outras, a autoconsciência; autogestão; empatia; relacionamentos interpessoais; e tomada de decisão responsável.

"A inclusão das habilidades socioemocionais no currículo escolar é uma iniciativa que beneficiará não apenas os alunos, mas também as famílias e toda a comunidade escolar. Crianças que aprendem desde cedo a se considerar emocionalmente, a compreender o outro e a tomar decisões responsáveis se tornam cidadãos mais resilientes e mais preparados para contribuir positivamente para a sociedade", explica o autor.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)