Projeto inclui ensino de habilidades socioemocionais no município
Objetivo é que crianças se tornem adultos mais resilientes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o ensino e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Porto Alegre. A proposição é de autoria do vereador Márcio Bins Ely.
O projeto prevê que as habilidades socioemocionais a serem trabalhadas nas instituições de ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental incluem, entre outras, a autoconsciência; autogestão; empatia; relacionamentos interpessoais; e tomada de decisão responsável.
"A inclusão das habilidades socioemocionais no currículo escolar é uma iniciativa que beneficiará não apenas os alunos, mas também as famílias e toda a comunidade escolar. Crianças que aprendem desde cedo a se considerar emocionalmente, a compreender o outro e a tomar decisões responsáveis se tornam cidadãos mais resilientes e mais preparados para contribuir positivamente para a sociedade", explica o autor.