PLENÁRIO

Projeto inclui regras para prática de esporte aéreo no lago Guaíba

Trecho 3 da Orla do Guaíba
Orla do Guaíba (Foto: Divulgação PMPA)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que inclui regras para a prática de esporte aéreo por amadores e profissionais no lago Guaíba. A proposta é relativa à Lei nº 12.040, de 26 de abril de 2016, que estabelece regras para a prática de esportes náuticos e de esportes terrestres por amadores e por profissionais no lago Guaíba e na faixa de areia de sua orla.

O projeto é de autoria do vereador Jessé Sangalli (Cidadania) e, se aprovado, inclui a prática de esportes aéreos no lago Guaíba, tais como o ultraleve, o balonismo, o planador, o paraquedismo, o parasail e o paraglider, rebocado ou autopropulsado, e demais práticas realizadas em aeronaves de asa fixa ou rotativa. Conforme o projeto, haverá áreas destinadas ao pouso e à decolagem para os esportes aéreos. A prática dessas atividades deverá seguir as normas técnicas e de segurança expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para Sangalli, a orla do Guaíba é um local de lazer, onde as pessoas podem usufruir de gastronomia, itinerante ou fixa, pôr do sol, esporte, cultura e descanso. “Portanto, este projeto de lei vem no sentido de contribuir para o enobrecimento da orla, tornando-a mais atrativa e bonita aos porto-alegrenses, ampliando as modalidades de prática de esporte, em especial o aéreo”, defende o autor da proposta.

 

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)