Plenário

Projeto proíbe restrições a animais domésticos em condomínios

  • Cachorros. Animais.  Estimação.  Pombas. Pet.
    Proposta busca evitar que regras de condomínio impeçam a presença de animais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Vereadora Lourdes Sprenger
    Lourdes Sprenger (MDB) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que proíbe condomínios de restringir a permanência de animais domésticos em suas unidades autônomas e nas áreas comuns. A proposta é assinada pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB).

Conforme o projeto, as restrições aos animais não podem constar em nenhuma cláusula de convenção, regulamento, regimento ou qualquer instrumento legal de condomínio. O condomínio só poderá proibir, em suas áreas comuns, a permanência de animais que estejam em condições inadequadas de higiene e saúde ou que causem danos ou incômodo aos demais condôminos.

"Alguns condomínios têm inserido em suas convenções e regulamentos cláusulas restritivas proibindo a permanência de animais domésticos no interior de suas unidades autônomas e no uso das áreas comuns. Essas atitudes são tomadas mesmo que a Constituição Federal e o Código Civil abarquem a proteção aos animais. Além disso, a lei federal nº 4.591/1964 (Lei dos Condomínios) diz que cada condômino tem o direito de usar e fruir com exclusividade de sua unidade autônoma segundo sua conveniência e interesse, condicionado às normas de boa vizinhança", explica a autora.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)