Plenário

Projeto substitui Memorial a Prestes por Museu do Povo Negro

  • Memorial a Luís Carlos Prestes
    Memorial a Luís Carlos Prestes (Foto: Ivo Gonçalves / PMPA)
  • Vereador Professor Wambert
    Vereador Professor Wambert (PROS) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que destina a área do Memorial Luís Carlos Prestes para o Museu da História e da Cultura do Povo Negro. A proposta é de autoria do vereador Professor Wambert (PROS). Para Wambert, a homenagem a Prestes não se justifica, pois ele foi "um traidor da Pátria" que, ao liderar sua coluna, "saqueou e destruiu diversas propriedades, deixando um rastro de morte e destruição por onde passava".

O Memorial fica na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao Anfiteatro Pôr-do-Sol e ao Guaíba. "Em Porto Alegre, se encontra, às margens do Lago Guaíba, equipamento público destinado à memória do facínora Luís Carlos Prestes, traidor da pátria e assassino cruel, que atentou contra a ordem democrática e social na tentativa de entregar a nação ao comando de Estado estrangeiro."

Luta

O vereador diz que, mais importante que homenagear Prestes, é a cidade lembrar a luta do povo negro. Conforme ele, a Lei nº 10.986, de 6 de dezembro de 2010 (que criou o Museu do Negro) - resultado de projeto de lei apresentado pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) - configura importante iniciativa para valorização da história e da cultura negra, para sua propagação, trazendo o seu conhecimento para a comunidade de Porto Alegre. 

"Desse modo, a substituição do Memorial Luís Carlos Prestes pelo Museu da História e da Cultura do Povo Negro agrega a visão do vereador Tarciso Flecha Negra a essa edificação pública, concedendo-lhe um novo propósito, a uma demanda justa e necessária", explica Wambert.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)