Proposta permite cercamento de recantos infantis
A Câmara Municipal começou a discutir, nesta quarta-feira (8/9), projeto do vereador Elias Vidal (PPS) que inclui, na Lei que institui a adoção de equipamentos públicos e de verdes complementares por pessoas jurídicas, a permissão para o cercamento de áreas de entretenimento infantil. Porto Alegre é conhecida como referência na valorização e na implantação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, diz o autor, lembrando que existem, na cidade, cerca de 500 praças e parques e que nem sempre o poder público dispõe de recursos materiais e humanos para manutenção, limpeza e embelezamento desses locais.
Sem querer entrar na polêmica do cercamento de parques e praças, Vidal propõe a inclusão, no Termo de Adoção firmado entre empresas e Prefeitura, de autorização para eventual cercamento dos chamados recantos infantis. O cercamento dessas áreas de maneira nenhuma descaracterizará o seu entorno, ao contrário, trará mais segurança, principalmente ao público infantil, inibirá a contaminação do local por animais e evitará a deterioração dos equipamentos por visitantes indesejados fora do horário de visitação, justifica o autor do projeto.
Vidal afirma que, em consulta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) sobre a matéria, o órgão não teria apresentado restrições, visto que em alguns casos já é usado o cercamento de recantos infantis com telas.
Carla Kunze (reg. prof. 13515)