Fórum Social Mundial

Rede de Educação pelos Direitos das Mulheres faz primeira reunião

Reunião da Rede de Educação pelos Direitos das Mulheres e das Meninas, atividade do Fórum Social Mundial na Câmara.
Participantes definiram realização de seminário e agenda de ações (Foto: Angélica Sperinde)
A procuradora especial da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), liderou, na manhã desta sexta-feira (20/1), a primeira reunião da Rede de Educação pelos Direitos das Mulheres e das Meninas, na sede do Legislativo da Capital. A reunião da rede - formada por representantes da sociedade civil organizada - integrou a agenda de atividades do Fórum Social Mundial para fomentar a reflexão sobre o papel da escola na construção da cidadania e da igualdade. 

Ao dar início aos trabalhos, Sofia destacou que "a rede integra a Procuradoria Especial da Mulher e tem como objetivo ajudar as professoras a se perceberem como mulheres, evitar a reprodução de preconceitos e combater violências". A vereadora frisou a importância do estabelecimento de um currículo transformador, "com exclusão de preconceitos, para a formação das crianças". Disse, ainda, que a rede deve propagar as atividades e os temas afins, para que a comunidade escolar esteja integrada neste trabalho.

No encontro, as integrantes da rede formataram a realização do II Seminário Educação e Feminismo, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março, com discussões da teoria e da prática dos temas propostos. Também foi definido o calendário de ações de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, além da previsão dos materiais gráficos a serem distribuídos nas comunidades e a convocação do Executivo Municipal, conforme legislação vigente, para esclarecimentos sobre projetos, propostas e ações realizadas na cidade em benefício das mulheres e das meninas.

Procuradoria Especial

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre foi estabelecida pela Resolução nº 2.368/15 e tem como missões zelar, fiscalizar, monitorar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento, e trabalhar em favor de projetos de leis e políticas públicas que garantam e ampliem direitos já conquistados pelas mulheres. As quatro vereadoras da atual legislatura participam da Procuradoria Especial: Sofia Cavedon (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Comandante Nádia (PMDB) e Mônica Leal (PP).

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)