Roldo mostra o colorido da Parada Gay
O fotógrafo Gerson Roldo mostra até sexta-feira (6/7), no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, a II Mostra Fotográfica GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros): Combatendo a Homofobia. São 17 fotografias feitas na Parada do Orgulho GLBT de 2006, realizada na capital gaúcha, que retratam o colorido do evento e tentam derrubar o preconceito contra a homossexualidade.
A diversidade de cores registrada por Roldo se opõe à sombria homofobia, sentimento de aversão aos homossexuais. As paradas são mais uma afirmação de que ser gay é tão normal quanto caminhar, por exemplo, enfatiza o artista. Elas mostram, cada vez mais claramente, que os homossexuais são cidadãos com direitos e deveres como qualquer outra pessoa.
Nascido em Três Coroas (RS), Roldo, de 33 anos, trabalha há seis com fotografia. É tecnólogo em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e cursou Fotografia no Senac. Em 2005 e 2006, realizou a exposição Espelho DAlma, que reuniu imagens de flores, paisagens, arte sacra e pessoas, no Circuito Bar, no Restaurante Al Nur e no Venezianos Pub Bar. Em 2006 e 2007, apresentou Gratas Personas, de fotos de drag queens, djs, dançarinos e personalidades da noite gay gaúcha, no Venezianos e no Coletânea Café.
A mostra na Câmara tem apoio do gabinete da vereadora Margarete Moraes (PT) e pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 14 horas na sexta-feira. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392, ou no site do fotógrafo: www.gersonroldo.com
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)