Rua Represa quer área para implantar infraestrutura
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), presidida pela vereadora Maria Celeste (PT), recebeu, nesta terça-feira (11/12), comissão de moradores da Rua Represa, situada atrás do Presídio Central, no bairro Partenon. O vereador Carlos Todeschini (PT) destacou que centenas de famílias vivem no local que enfrenta vários problemas de infraestrutura. "A comunidade vive em situação de muita precariedade".
Conforme Todeschini, a via pode ser uma alternativa de mobilidade da zona sul para o centro da cidade. É inaceitável o abandono dessas pessoas que enfrentam a falta de abastecimento de água, de energia elétrica, e vias públicas sempre em péssimas condições, acrescentou.
O representante dos moradores, Carlos Alexandre França, salientou que há uma total falta de infraestrtutura e fez um apelo ao prefeito para que libere a área, condição necessária para que os serviços de água e luz sejam implantados. "Cerca de 800 pessoas vivem no local. Caso se confirme que a área é de risco ou de preservação, pedimos então que seja destinado um novo espaço para os moradores".
Os representantes da CEEE e do DMAE confirmaram a necessidade de uma liberação por parte da prefeitura para a disponibilização dos serviços, mas disseram que levantamento realizado mostrava um número inferior aos apontados pelos moradores: em torno de 200 pessoas.
Por sugestão do vereador Toni Proença (PPL), a Cedecondh vai encaminhar à Gerência de Regularização de Loteamentos um ofício para obter esclarecimentos sobre as condições do local e, em caso de confirmação de que se trata de área de preservação ou de risco, seja apontado um espaço para a realocação dessas famílias.
Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)