Presidência

Servidora de Indiana, nos EUA, visita a Câmara de Porto Alegre

O Estado do Centro-Oeste norte-americano é "irmão" do Rio Grande do Sul desde a década de 1960.

Sra. Niki A. Dasilva.
Niki DaSilva em frente à Galeria Mulheres no Poder Municipal (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
Dentro do programa da Organização Partners of The Americas (Parceiros das Américas), com financiamento público dos Estados Unidos, a assistente legislativa Niki. A. DaSilva, do chamado Senado de Indiana, esteve em visita à Câmara Municipal de Porto Alegre nesta semana. Após ser recebida pelo presidente, vereador Cassio Trogildo (PTB), ela conheceu as dependências da Casa.

Niki assistiu a parte da sessão plenária de segunda-feira e percorreu diversas salas, como a Seção de Memorial, as Comissões Permanentes, a Escola do Legislativo e a TV Câmara. Ao longo da visita, guiada pelo funcionário Jorge Barcellos, do Memorial, ela mostrou-se encantada com a infraestrutura da Casa e com suas ações culturais e educativas e interessada pelo sistema de bancadas local. “Nos Estados Unidos, o termo é usado, simultaneamente, para as reuniões e para o espaço em si”, explicou.

Como disse Niki, o objetivo da Partners of the Americas é conectar os cidadãos dos Estados Unidos com os da América Latina e do Caribe, para melhorar o entendimento da cultura e das instituições dos povos do continente. A missão específica da servidora no Brasil foi conhecer possibilidades de parcerias entre Indiana (situado no Centro-Oeste dos EUA) e o Rio Grande do Sul, Estados-irmãos desde a década de 1960. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)*
* Com informações do Memorial da Câmara