Sindicato dos Comerciários comemora 75 anos
Os 75 anos de criação do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) foram destacados durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28/6) na Câmara Municipal da Capital. Proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), a homenagem teve as presenças do presidente em exercício do Sindec, Cláudio Correa, do diretor jurídico da entidade, Waldir Lima, e do presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Cláudio Janta.
Bins Ely lembrou que o Sindec congrega mais de 10 mil associados e é o terceiro sindicato da categoria mais antigo do país, lutando pelos direitos e a qualificação dos comerciários e pela garantia de melhores condições de trabalho. Também citou como bandeiras do Sindec a redução dos impostos, o fim da informalidade, a transformação da cidade em pólo de turismo e, especialmente, a regulamentação do trabalho aos domingos. O vereador ainda informou que, além da sede na Rua General Vitorino, o Sindec conta com creches no Centro, na Zona Norte e na Avenida João Pessoa, colônia de férias no Litoral Norte e sede campestre no Bairro Ipanema.
O presidente do Sindec contou que, desde sua fundação, em 10 de julho de 1932, o sindicato trava uma luta constante pelos direitos dos trabalhadores, entre eles o descanso aos domingos. Recordou que esse direito foi garantido pela Câmara Municipal, mas derrubado pelo Poder Judiciário. Segundo ele, os comerciários esperam que, neste mês, o Ministério do Trabalho edite a regulamentação do trabalho aos domingos, determinando que a categoria folgue um a cada dois trabalhados. É uma medida importante para resgatar a negociação entre comerciários e empresários e fazer com que um sistema que escraviza nossa categoria não continue a fazer isso no futuro, disse.
Também saudaram os 75 anos do Sindec os vereadores Luiz Braz (PSDB), Carlos Comassetto (PT), José Ismael Heinen (DEM), Ervino Besson (PDT), Adeli Sell (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Nilo Santos (PTB), João Dib (PP) e Professor Garcia (PPS).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)