Catadores pedem equipamentos para trabalhar
O presidente da Associação dos Catadores Novo Cidadão, José Ivan Albuquerque Matias, pediu nesta segunda-feira (12/6) o apoio dos vereadores para que a entidade consiga reaver os equipamentos utilizados pelos trabalhadores para recolhimento e reciclagem de lixo. Explicou que os carrinhos, os uniformes e a prensa utilizados pelos integrantes da associação foram recolhidos pela prefeitura há quase um ano. Nos retiraram a oportunidade de uma vida melhor. Hoje, voltei a morar debaixo de um viaduto. Quando estava trabalhando, ganhava até R$ 400,00 por mês e conseguia pagar um quarto para morar.
Para Matias, há preconceito por parte da prefeitura em relação aos moradores de rua. Acham que somos bêbados e vagabundos. Lembrou que o projeto da associação vinha obtendo sucesso desde 2003, até ser interrompido por interferência da administração municipal. A gente não quer luxo, nem tem vergonha de trabalhar com o lixo. Só queremos uma vida digna. Será que a prefeitura não percebeu que nós precisamos trabalhar?
Em nome de suas bancadas, falaram os vereadores Maristela Maffei (PSB), Sofia Cavedon (PT), Raul Carrion (PCdoB), João Dib (PP), Ervino Besson (PDT), José Ismael Heinen (PFL) e Dr, Raul (PMDB), que manifestaram apoio aos catadores. Clênia Maranhão (PPS) disse que a política do governo municipal na área do lixo é clara, democrática e eficiente. Sobre os equipamentos apreendidos, esclareceu que não estão na prefeitura e sim numa entidade ecológica, que ficou como fiel depositária.
Marco Marocco (reg. prof. 6062)