Comissões

Tristeza quer ajuda para manter campo de futebol

Vereadores ouviram na manhã desta sexta apelo de moradores da Tristeza Foto: Bolívar Abascal Oberto
Vereadores ouviram na manhã desta sexta apelo de moradores da Tristeza Foto: Bolívar Abascal Oberto

“Esse campo para nós é uma relíquia, é da história do bairro”. Com essa manifestação, Maria Ângela Pellin pediu na manhã desta sexta-feira (28/5) que vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, intercedam junto ao Executivo no sentido de resguardar área lindeira a campo de futebol no bairro Tristeza. A comunidade está inquieta desde que a prefeitura municipal publicou Edital de Concorrência para aluguel onde está incluído terreno anexo ao campo, dispondo uma área de 311,84 metros quadrados por um valor mínimo de R$ 681,00.

Reunidos no local em questão, na rua Landel de Moura, 421, com dezenas de moradores e integrantes do Conselho Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Vila Conceição, Assunção e Pedra Redonda, entidade da qual Maria Ângela é presidente, os vereadores Elias Vidal (PPS), Paulinho Rubem Berta (PPSS), Alceu Brasinha (PTB) e Tarciso Flecha Negra (PDT) ouviram os apelos da comunidade. Delta Borges Henriques explicou que o maior temor é que a área seja usada para um bar ou similar. “Esse terreno já é ocupado à noite por usuários de drogas. E agora querem tirar nosso espaço”, lamentou ela.

Discutir parcerias com a prefeitura para uso do terreno foi sugestão apresentada por Marcondes Torres Argiles: “Queremos fazer uma praça de esportes polivalente aqui. Trouxe meus filhos e quero trazer meus netos para brincarem nesse local”. Maria Ângela Pellin lembrou ainda que já existem propostas. “Esse espaço faz parte da comunidade há mais de 80 anos”, salientou. Projeto transformando o campo com o anexo em área para futebol sete, pista de corrida e caminhadas, praça de recreação e quadra poliesportiva foi elaborado por Rubem Dario Vibes e Marcos Pozzo, ambos engenheiros e moradores do bairro.

Durante as discussões, Elias Vidal agendou reunião para a próxima quarta-feira (2/6), às 16 horas, com o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local Cezar Busatto para tratar do assunto. “A comunidade precisa permanecer unida para que sua vontade não seja contrariada”, afirmou. Já Paulinho Rubem Berta sugeriu três frentes de ação: eliminar o risco de se perder a área com a licitação em andamento, formalizar projeto de lei que anexe esse espaço ao campo de futebol, e a comunidade apresentar formalmente suas reivindicações ao Executivo. Todas as discussões foram encaminhadas por intermédio do vereador Tarciso Flecha Negra, da Comissão de Educação Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), a quem a comunidade buscou em primeiro lugar.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Ouça:
Comunidade pede apoio para manter campo de futebol na Tristeza