Tribuna Popular

Unificação da Itália será comemorada neste domingo

Traverssoni convidou para a festa Foto: Leonardo Contursi
Traverssoni convidou para a festa Foto: Leonardo Contursi

Representante da Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, Armando Traverssoni ocupou, nesta segunda-feira (21/11), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre para convidar os vereadores a participarem da festa em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália. O evento começará às 10 horas de domingo (27/11) na Praça Garibaldi e continuará em carreata até a sede campestre da sociedade, na Restinga, onde será servido almoço.

Traverssoni informou que, na praça, haverá apresentação da Banda da Brigada Militar, descerramento de placa e saudações do prefeito, do cônsul geral da Itália e de representante do governo do Estado, que apoiam a festa. Participarão também as cavalarianas do Piquete Anita Garibaldi e representantes das diversas entidades que congregam a comunidade ítalo-brasileira. 

Garibaldi

A escolha da Praça Garibaldi não foi aleatória, de acordo com Traverssoni. O orador lembrou que Giuseppe Garibaldi é figura emblemática para italianos e brasileiros, tendo se destacado como herói da Unificação Italiana, ocorrida em 1861, e também da Revolução Farroupilha (1835-1845).

A Itália estava despedaçada em meados do século XIX, como recordou Traverssoni: uma parte estava ocupada pelos austríacos, outra pelos espanhóis e ainda havia o Vaticano. Começou, então, uma luta para que o país não fosse mais comandado por estrangeiros e pudesse desenvolver sua economia e fortalecer-se. A única forma de atingir esse objetivo era a unificação.

Traverssoni disse ainda que a Sociedade Italiana completou 118 anos na semana passada, sendo a mais antiga agremiação de imigrantes italianos e de seus descendentes no Estado. O objetivo da entidade, segundo ele, é congregar a comunidade italiana, que se esforça para manter suas tradições e sua língua.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)