Institucional

Vereadores de Bagé renovam convênio com o Memorial

Barcellos recebeu os parlamentares  Foto: Maria Helena Sponchiado
Barcellos recebeu os parlamentares Foto: Maria Helena Sponchiado

Uma comissão formada pelos vereadores de Bagé Adriana Lara (presidente), Silvio Machado (vice-presidente) e Jussara Carpes visitou o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre na semana passada. O objetivo foi manifestar o interesse em renovar o convênio com o Legislativo da Capital para a instalação de um memorial naquele município.

O convênio faz parte do projeto do Memorial da Câmara de Porto Alegre que pretende incrementar a pesquisa sobre os parlamentos a partir do incentivo à organização de seus memoriais. Para isso, o Memorial ajuda outros Legislativos a organizarem seus acervos históricos e a oferecerem atividades educativas e de pesquisa. "Temos uma produção vasta sobre história política nacional e estadual, mas fazem falta acervos e pesquisa em história local", explicou o coordenador do Memorial da Câmara da Capital, Jorge Barcellos. Ele também reiterou a disponibilidade imediata do acervo de exposições itinerantes para a Câmara bageense. 
     
Os vereadores de Bagé destacaram a importância de poder contar com a experiência do Memorial da Câmara de Porto Alegre: "Inicialmente enviamos uma funcionária para qualificação junto à seção, mas, como temos interesse em participar do projeto, viemos pessoalmente para saber mais detalhes", disse a vereadora Adriana Lara. Para o vereador Silvio Machado, é importante o projeto ter continuidade e permanência na Câmara. "Não descartamos a possibilidade de criar cargo ou função seja de historiador, museólogo ou arquivista para fortalecer nosso memorial", afirmou.

A autora do projeto que cria o Memorial na Câmara de Bagé, vereadora Jussara Carpes, disse ser fundamental dar continuidade à parceria com a Câmara de Porto Alegre. "O leque de serviços para as escolas é rico e, à medida que exposições são oferecidas ao público de Bagé, o Legislativo e a cidade saem fortalecidos", declarou.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)