Presidência

Vereadores discutem revitalização do 4º Distrito

Workshop foi organizado pela Nós Coworking Foto: Guilherme Almeida
Workshop foi organizado pela Nós Coworking Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na manhã desta quarta-feira (18/3), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), e os vereadores Dr. Thiago Duarte e Márcio Bins Ely (ambos do PDT) participaram de um workshop no Shopping Total sobre a revitalização do 4º Distrito. O convite partiu da organização Nós Coworking e contou com a presença de representantes da comunidade, empresários e professores universitários.

O empresário Walker Massa apresentou referências de áreas revitalizadas em Barcelona, na Espanha, e Recife (Pernambuco). “Ao contrário de outras cidades, que criaram parques tecnológicos fora do centro, em Recife o Porto Digital foi instalado numa área central, entre favelas”, ressaltou.

Como sugestão de temas que podem ser debatidos na Câmara, Walker apresentou propostas em urbanismo, mobilidade urbana e economia. “Precisamos inovar em legislação para revitalizar o 4º Distrito”, disse.

Dr. Thiago propôs a formação de um grupo de trabalho, ligado à Presidência da Casa. “A Câmara não pode criar leis de incentivo fiscal, porque isso é prerrogativa do Poder Executivo. Mas é possível trazer a prefeitura para o debate, buscando articular ações para resolver este tipo de demanda”, comentou o parlamentar.

Área abandonada

O presidente da Câmara lembrou que a revitalização do 4º Distrito é um dos temas que ele considera muito importante para a cidade. “É uma área nobre que está abandonada. Revitalizar a região pode servir como um projeto-piloto, que poderia ser repicado em outras áreas da Capital.”

Mauro Pinheiro também sugeriu a realização de uma caminhada ou um passeio de bicicleta pela região. “Podemos convidar a comunidade, empreendedores e o conjunto dos vereadores para este contato mais direto com o 4º Distrito”.

As propostas agradaram Walker. “Este encontro é um marco para nós. Queremos envolver a sociedade, buscar consensos. O mais importante, neste momento, é que todos comecem a convergir, evitando a velha tendência que temos no Estado da divergência. Nossa intenção é ampliar o diálogo, que já vem sendo feito com a prefeitura e o governo estadual”, afirmou.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia mais: