Sessão Solene

Wambert outorga Diploma Honra ao Mérito ao empresário Guillermo Zanon

Homenagem foi concedida pelo apoio dado ao projeto social Sport Vida, da comunidade Jardim Vila Nova.

  • Guillermo Zanon, no centro, ao lado dos pais, Dagoberto e Silvana. Na esquerda, o presidente da associação, Joel Júnior, e à direita, os vereadores Professor Wambert e João Carlos Nedel.
    Guillermo Zanon, no centro, ao lado dos pais, Dagoberto e Silvana. Na esquerda, o presidente da associação, Joel Júnior; à direita, os vereadores Professor Wambert e João Carlos Nedel. Foto: Marco Pecker
  • Crianças atendidas pelo projeto estiveram presentes na solenidade.
    Crianças atendidas pelo projeto estiveram presentes na solenidade. Foto: Marco Pecker

No dia 28 de novembro, Professor Wambert homenageou o empresário Guillermo Zanon, com o Diploma Honra ao Mérito, na Câmara de Porto Alegre. Guillermo, 26 anos, natural de Porto Alegre, formado em Administração de Empresas pela Pucrs, é diretor da Dufrio, principal distribuidora de condicionadores de ar no Brasil. A empresa, fundada em 1997 pelos seus pais, Silvana e Dagoberto tem cerca de 1,2 mil funcionários.

Guillermo começou a trabalhar na Dufrio aos 16 anos de idade. Atualmente, ele tem a função de diretor de compras, responsável por abastecer as 15 filiais, entre atacados e distribuidoras.

O empresário é apoiador e defensor do Projeto Sport Vida, fundado por Joel Junior Vieira, na comunidade da Jardim Vila Nova. O projeto objetiva o resgate de vidas e trabalha na formação escolar, cultural e profissional de jovens da comunidade.

Wambert destacou a importância do Diploma Honra ao Mérito concedido a Guillermo, já que essa homenagem é o resultado da sua generosidade, pois, segundo o vereador, "não podemos passar a nossa vida acumulando, precisamos compartilhar". Em seu discurso, Wambert ressaltou que "o que vale a pena é o rastro que deixamos na história e Guillermo está deixando um rastro de alegria, gratidão, otimismo e amor. A solidariedade é um princípio social e um modo de conduta, sem a qual a sociedade desmorona".

A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e contou com a presença dos pais de Guillermo, Silvana e Dagoberto Zanon, e de Joel Júnior, presidente da Associação Recreativa e Cultural Sport Vida. Dezenas de jovens atendidos pelo projeto também participaram da solenidade.

O Projeto Sport Vida

Fundado em 9 de abril de 2016, no bairro Jardim Vila Nova, a Associação Recreativa e Cultural Sport Vida surgiu da necessidade de acolhimento dos jovens carentes moradores do local. Idealizado pelo líder comunitário Joel Júnior, que viu na assistência social uma forma de combater a violência e a criminalidade que aumentava em níveis alarmantes, com a ajuda de amigos reuniu bolas de futebol e fardamentos e deu início a uma nova realidade na região. Atualmente, o projeto atende mais de 50 crianças e adolescentes e promove mais de 10 atividades, como dança, música e arte, no espaço cedido por um CTG.

A associação presta trabalho de assistência durante as segundas, quartas e sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. Os jovens atendidos recebem café da manhã, almoço e café da tarde por meio de alimentos doados por empresários, amigos e parceiros.

O próximo grande objetivo do Projeto Sport e Vida é a construção da sede do centro de atendimento social, em um terreno localizado ao lado do campo de futebol, onde são realizadas as atividades da associação.