Plenário

Brique da Redenção celebra 40 anos

  • Transcurso dos 40 anos do brique da redenção. Na foto, a diretora Liane Marília Diehl.
    Liane Diehl (c) cobrou mais atenção do poder público com a infraestrutura do Parque Farroupilha (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Transcurso dos 40 anos do brique da redenção.
    Vereadores destacaram importância do Brique da Redenção como patrimônio da cidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

No início do  período de Comunicação Temático, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quita-feira (5/4), o vereador Valter Nagelstein saudou a celebração do aniversário de 40 anos do Brique da Redenção, destacando as peculiaridades do local e a sua importância para diferentes setores da Cidade.

O vereador Adeli Sell (PT) homenageou os 40 anos do Brique da Redenção, salientando a história e a referência do local como "um ícone do Município". O parlamentar elogiou o vereador Reginaldo Pujol (DEM), "que foi o idealizador da criação e estabelecimento do Brique da Redenção", e o apoio do então prefeito Guilherme Socias Vilella",  salientando a importância do trabalho realizado pelos vereadores Idenir Cecchim (PMDB), Valter Nagelstein(PMDB), Dr. Goulart (PTB) e Ricardo Gomes (PP), que, assim como ele, foram gestores da Secretaria Municipal da Indústria, Produção e Comércio, atual Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, responsável pela manutenção do Brique da Redenção.

O parlamentar reiterou o compromisso de continuar zelando pela Cidade e "principalmente por essa referência que é o Brique da Redenção à Cidade". Pediu a atenção dos vereadores e do Executivo "ao  local que é prestigiado pelos porto-alegrenses e turistas", ao  agradecer as instituições que já atuam em benefício da promoção e divulgação do Brique da Redenção. Na oportunidade, o vereador convidou seus colegas a se integrarem a programação de comemoração ao aniversário do Brique da Redenção, "a exemplo da caminhada que ocorrerá no próximo dia 15 de abril para verificação de necessidade de melhorias à região e ao Brique".

Demandas

Pouco antes de agradecer a homenagem e receber o Diploma comemorativo à passagem dos 40 anos do Brique, a representante da Associação dos Artesãos do Brique da Redenção, Liane Marilia Diehl, destacou que o espaço está descaracterizado por uma série de problemas gerados pela deficiência de fiscalização, como a presença de vendedores de produtos industrializados, bebidas, inclusive alcoólicas, e alimentação fora dos padrões exigidos pela legislação. Liane cobrou também maior atenção do poder público com a infraestrutura do Parque Farroupilha, como os banheiros, poda e replantio de árvores, capina, conservação de calçadas e lixeiras. Outro ponto abordado por Liana foi a necessidade de uma maior regulação que permita qualificar as apresentações culturais de grupos e artistas de rua.

Representando os mais de 300 expositores, que se dividem em quatro setores (artesanato, gastronomia, artes e antiguidades), Liana informou que a coordenação do Brique está aos cuidados de uma comissão mista, formada por expositores e representantes do poder público, que regula anualmente o ingresso de, em média, 10% de novos briqueiros, respeitados os critérios estabelecidos pela comissão e determinações legais, “sempre com o objetivo de qualificar o espaço que é um patrimônio estadual”.

Liana agradeceu a homenagem e o apoio que vem recebendo do Legislativo. Referiu a acolhida recebida da Câmara, há cerca de um ano, quando a situação do Brique foi debatida na Casa, e dessa discussão resultou um documento encaminhado ao prefeito. “Infelizmente as coisas pouco avançaram nesse período; aliás, se agravaram e, diante disso, faz com que precisemos ainda mais da contribuição dos vereadores para que o trabalho, em um espaço que não é nosso, mas de toda a sociedade, possa continuar a ser realizado.” 

Para a vereadora Mônica Leal (PP), que presidiu os trabalhos da sessão durante a homenagem, o Brique tem lugar cativo no coração dos porto-alegrenses e dos turistas que visitam Porto Alegre. “É um patrimônio declarado por lei estadual, que estimula a economia criativa, sendo palco para diferentes manifestações democráticas, culturais e políticas, que merece atenção do poder público e o cuidado com a sua manutenção.” Recordou, por fim, a sua participação nos festejos de 30 anos, em 2008, quando ocupava a titularidade da Secretaria de Cultura do Estado.

Dr. Thiago Duarte (DEM) saudou o Brique como “o lugar onde a população se encontra e se reencontra com a cidade”. Um espaço, segundo ele, que leva o nome de Porto Alegre para além das suas fronteiras. “Representa tudo o que uma cidade cosmopolita e ampla como a capital gaúcha tem.” Justificou que a fala do Democratas deveria ter sido do vereador Reginaldo Pujol, “que como secretário da Indústria e Comércio, há 40 anos, foi responsável pela implantação do Brique”, mas que em razão de compromissos fora da Casa, não pode aguardar o momento da manifestação dentro do Período de Comunicações da sessão desta quinta-feira.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
           Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)