Comunicações

Câmara homenageia o 3º Batalhão de Polícia do Exército

Banda do Exército participou da homenagem ao Batalhão Foto: Felipe Dalla Valle
Banda do Exército participou da homenagem ao Batalhão Foto: Felipe Dalla Valle

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou nesta quinta-feira (15/9), durante o período da sessão plenária destinado às Comunicações, o transcurso do 42º aniversário do 3º Batalhão da Polícia do Exército (BPE). No dia 21 de agosto de 1969, a então 3ª Companhia de Polícia do Exército foi transformada em 3º BPE. Ao agradecer a homenagem, em sessão coordenada pela presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o comandante do 3º BPE, tenente-coronel Otávio Rodrigues de Miranda Filho, lembrou que a Câmara é composta por "velhos companheiros de farda", já que diversos vereadores já serviram ao Exército.

Miranda Filho destacou a grande responsabilidade que envolve a sua missão de comandar a tropa do BPE, diretamente submetida ao Comando Militar do Sul. O comandante observou ainda que o 3º BPE recebe, anualmente, cerca de 400 a 500 jovens voluntários que se oferecem para servir ao Exército. "Para exercer o seu papel fiscalizador, o 3º BPE precisa ser exemplo e dar o exemplo. O soldado da Polícia do Exército é formadao ao longo de um ano sob um código de honra e conduta, aprendendo a usar autoridade sem prepotência e a comparecer a todos os serviços que lhes são impostos."

De acordo com Miranda Filho, ao desempenhar suas missões institucionais e operativas, o 3º BPE procura se aproximar da comunidade gaúcha. "A unidade também representa o Brasil e já enviou contingentes de policiais do Exército ao Timor Leste e Haiti, representando o país e contribuindo para a paz. Ser policial do Exército é um momento muito especial para todos nós. Essa homenagem nos entusiasma, motiva e impulsiona a mantermos nossas atividades com a mesma qualidade e determinação.", disse o comandante, ao concluir seu pronunciamento.

Proponente da homenagem, o vereador João Carlos Nedel (PP) lembrou que a disciplina é um dos dos suportes basilares das instituições militares. Sem ela, disse Nedel, haveria grande probabilidade de ocorrerem desvios que comprometessem a eficácia e ação do Exército. "Os serviços prestados pela Polícia do Exército ao Brasil, tanto na guerra quanto na paz, lhe propiciaram o ótimo conceito que ela ostenta até hoje. Nesses 42 anos, a unidade do 3º BPE tem cumprido fielmente as missões que lhe são conferidas. O 3º BPE é parte essencial da vida da cidade. Com grande alegria, comemoramos os seus 42 anos de existência, pela alta qualificação dessa unidade e a excelência do serviço que presta."

Lembrando ter servido no 3º BPE por volta do ano de 1975, o vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) lembrou uma frase do General Osório: "É fácil comandar homens livres, basta mostrar a eles o caminho do dever". Já o vereador Elói Guimarães (PTB) destacou que o Exército Brasileiro esteve presente "em todos os momentos decisivos e significativos do país, sendo um guardião da Constituição Federal, da fronteira e povo brasileiro".

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)