Plenário

Dom Dadeus Grings divulga Campanha da Fraternidade

Dom Dadeus Grings falou sobre fraternidade e Amazônia Foto: Elson Sempé Pedroso
Dom Dadeus Grings falou sobre fraternidade e Amazônia Foto: Elson Sempé Pedroso

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, compareceu nesta quarta-feira (28/2) à sessão ordinária da Câmara Municipal para divulgar a Campanha da Fraternidade 2007, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que este ano terá o tema Fraternidade e Amazônia. Dom Dadeus ressaltou a procedência do tema proposto pela CNBB para reflexão, pois todo relacionamento humano deve levar em conta a natureza, que propicia a fraternidade. "Quem prejudica a natureza prejudica a fraternidade."

A Campanha da Fraternidade 2007, explicou o arcebispo, promove a reflexão sobre a Amazônia como um todo, bem como sobre a situação dos índios e da população amazonense. "A Amazônia é um orgulho nacional, devido à sua variedade de flora e fauna. A riqueza mundial está ali naquele pulmão da humanidade." Dom Dadeus Grings lamentou, no entanto, que aquela região esteja sendo devastada gradativamente pela ação humana. "Devemos ser os administradores da Amazônia em prol de toda a humanidade." Ele lembrou que os indígenas representam um terço da população brasileira. No entanto, lembrou, a maioria deles ainda não usufrui das benesses da civilização. "É preciso que respeitemos a cultura diferente dos índios, não devemos impor a nossa cultura.

Em nome de suas bancadas, os vereadores Maristela Maffei (PSB), João Carlos Nedel (PP), Ervino Besson (PDT), Elói Guimarães (PTB), Ismael Heinen (PFL), Professor Garcia (PPS), Aldacir Oliboni (PT), Haroldo de Souza (PMDB) e Elias Vidal (PL) saudaram o orador e destacaram a relevância do tema abordado pela Campanha da Fraternidade 2007, uma vez que o Planeta enfrenta graves problemas ambientais atualmente.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)