Projeto concede Comenda Porto do Sol ao Sindec
O projeto de resolução que concede a Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) entrou em tramitação na Câmara Municipal nesta segunda-feira (12/5). A proposta foi apresentada pelo vereador Clàudio Janta (SDD).
Fundado em 10 de julho de 1932, o Sindec presta diversos serviços à categoria, como a Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária e os departamentos de fiscalização, jurídico, segurança e medicina do trabalho, médico, odontológico, psicológico, ambulatório, homologação e refeitório. O Sindec também atua na qualificação profissional, oferecendo cursos de capacitação para a categoria.
Atualmente, o Sindec representa mais de 100 mil comerciários que trabalham em Porto Alegre. Entre suas lutas, estão a regulamentação da profissão de comerciário e a humanização do domingo. "Nesses 80 anos, vimos o amadurecimento da entidade, que ultrapassa a fronteira dos direitos trabalhistas e chega num patamar de luta por uma vida digna", afirma Janta.
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)