Exposição

Sete fotógrafos da Câmara homenageiam João Dib

Dib deixa a Casa em 31 de dezembro Foto: Leonardo Contursi
Dib deixa a Casa em 31 de dezembro Foto: Leonardo Contursi

O vereador João Antônio Dib (PP), que deixa a Câmara Municipal de Porto Alegre em 31 de dezembro após 10 mandatos, é homenageado na exposição que pode ser visitada até 14 de novembro no saguão do Plenário Otávio Rocha. A mostra reúne 24 imagens em preto e branco captadas por sete repórteres e estagiários do setor de Fotografia do Legislativo da Capital. O evento também celebra a passagem do Dia do Funcionário Público (28/10).

Os trabalhos foram feitos por Élson Sempé Pedroso, Felipe Dalla Valle, Fernanda Westerhofer, Jonathan Heckler, Leonardo Contursi, Mariana Fontoura e Tonico Alvares. Intitulada João Dib sob o olhar dos fotógrafos da Câmara, a exposição pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, na Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso. No feriado de 2 de novembro, não haverá visitação.

Servidor público

Acompanha as fotos o texto João Dib, um homem público, um servidor público, de Leonardo Contursi, reproduzido abaixo:

“João Antonio Dib. 83 anos. Um brasileiro filho de libaneses, natural de Vacaria (RS), mas um cidadão de Porto Alegre. Desde 1952 um servidor municipal que se colocou na esfera de homem público. Engenheiro civil formado pela Ufrgs, iniciou como topógrafo na Prefeitura Municipal, foi fiscal da Limpeza Pública e já tomou o caminho dos Transportes, com a responsabilidade técnica do Setor de Obras.
 
Foi galgando espaços na administração pública e, em 1968, foi eleito vereador suplente, e já seria efetivo naquela mesma legislatura. Era seu primeiro mandato de um total de 10 que se completam em 31 de dezembro de 2012. Paralelamente à atividade parlamentar, dirigiu secretarias e autarquias estratégicas para a cidade, como Obras, Água e Esgoto; Transporte e Secretário de Governo, além de assessorar prefeitos.
 
Com a experiência na administração municipal, Dib foi eleito pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como prefeito de Porto Alegre e ficou no cargo entre 1983 e 1986. Após a passagem pelo Paço, ainda presidiu o Legislativo em 2003, e continua vereador da cidade até o final deste ano, pois anunciou que não concorreria mais ao cargo.
 
Hoje, com 60 anos de serviços prestados à cidade, já não é mais possível saber se ele adotou Porto Alegre ou se a Capital o adotou. O certo é o amor, recíproco, que sentem um pelo outro. Dib deixa um legado para a cidade, um arquivo moral, ético e de muito trabalho. Fica também o respeito e a admiração de aliados e opositores. Porém, já é sabido que nunca deixará de servir à cidade e estará sempre ao lado do cidadão porto-alegrense.
 
Esta exposição é uma homenagem dos repórteres fotográficos da Câmara Municipal de Porto Alegre: Tonico Alvares, Elson Sempé Pedroso, Leonardo Contursi, Jonathan Heckler, Mariana Fontoura, Felipe Dalla Valle, Fernanda Westerhofer.”

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)