Sessão Solene

Solimar Amaro recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

O diretor da Kinder e a esposa, com a distinção entregue pela Câmara Foto: Matheus Piccini/CMPA
O diretor da Kinder e a esposa, com a distinção entregue pela Câmara Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
A Câmara Municipal da Capital realizou, no final da tarde desta terça-feira (11/8), sessão solene para outorgar o Título de Cidadão de Porto Alegre ao diretor e superintendente da Kinder - Centro de Integração da Criança Especial, Solimar dos Santos Amaro. Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a homenagem ocorreu no Plenário Otávio Rocha, presidida pelo vereador Kevin Krieger (PP), com a presença do prefeito José Fortunati, dos secretários de Educação Cleci Jurach (do Município) e Vieira da Cunha (do Estado), da vereadora Séfora Gomes Mota (PRB), de familiares, amigos do homenageado, alunos e servidores da Kinder.

Nedel saudou Solimar, frisando que o Título, concedido a partir de lei aprovada pela Câmara, representa o reconhecimento da cidade a pessoas nascidas fora da Capital que tenham se distinguido pelo saber e por suas ações em benefício da comunidade. “A lei reforça o valor da distinção e torna seleto e muito qualificado o grupo de pessoas a merecê-la, a tal ponto que o vereador só pode propor a concessão de apenas um Título de Cidadão por ano”, afirmou.

Conforme Nedel, Solimar, nascido em Rio Grande, satisfaz, integralmente, o propósito da lei. O vereador destacou a trajetória do homenageado, “marcada pela orientação cristã e por sua devoção à prática do serviço ao próximo” e sua vasta atuação em defesa e atenção às pessoas. Como informou, a Kinder é uma entidade filantrópica que atende cerca de 300 bebês, crianças e jovens com deficiências múltiplas nas áreas de educação, reabilitação e habilitação, provenientes, principalmente, de famílias de baixa renda. “Suas marcas de humanização, gestão integrada e linha de cuidado com cada educando e famílias são visíveis”, disse.

De acordo com Nedel, Solimar é formado em Pedagogia, Psicologia e Gestão de Pessoas, lecionou no Colégio Marista Champagnat, foi diretor administrativo do Hospital São Lucas, da Pucrs, "onde se afirmou como empreendedor e zelou pela humanização do hospital, sempre recebendo pessoalmente quem o procurava". O homenageado, como prosseguiu Nedel, foi membro do Conselho Superior de Curadores da Pucrs, vice-presidente das Mantenedoras Maristas do RS, conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda) e gerente socioeducativo da Fundação Pão dos Pobres, onde promoveu a reestruturação da instituição.

Voluntariado

O vereador ainda atestou que Solimar integrou a Diretoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Coned-RS). “E ainda hoje ajuda como voluntário várias entidades civis e religiosas: Irmãs Filhas de Jesus, Filhas do Amor Divino, Rede La Salle, Irmãs Enclausuradas Clarissas e a Mitra Diocesana”, acrescentou, citando também o voluntariado de Solimar no Centro Padre Leonardi, na Restinga.

Para ilustrar a grande contribuição de Solimar à comunidade gaúcha, o vereador leu depoimentos de diversas pessoas de Porto Alegre sobre o homenageado, finalizados pela manifestação do Conselho Gestor da Kinder: “Solimar é um empreendedor católico convicto, que fez uma opção radical pelo terceiro setor como opção de vida e que enobrece e zela, com seu testemunho vivo, a nossa cidade. Tem um coração solidário e sem fronteiras”.

Ao encerrar seu discurso, Nedel afirmou: “Para ti, meu amigo Solimar, quero dizer que a homenagem que aqui recebes, além de reconhecer o mérito que tens para recebê-la, se realiza também para colocar o teu digno e honrado nome definitivamente na história de Porto Alegre, fazendo com que se cumpra, na prática, o ensinamento do Evangelho de Cristo segundo Mateus: Vocês são a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos que estão na casa. Que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem e louvem o nosso Pai que está no céu. Deus abençoe a todos”.

O homenageado

Logo após receber o Título, entregue em forma de diploma e da Medalha de Porto Alegre, Solimar agradeceu a homenagem, assim como a escultura O Guerreiro, presenteada por Nedel. O momento foi de alegria e honra, segundo ele, que cumprimentou todos os presentes, especialmente sua “amada Família Kinder” e as entidades sociais, “que lutam no dia-a-dia nessa área desafiadora e profunda de transformação social”. 

Solimar disse que crê em uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, optando, juntamente com a esposa, Vanessa, em servir ao terceiro setor para ajudar as pessoas. “O voluntariado é a maior expressão de solidariedade”, afirmou, citando sua atuação também no Hospital da Pucrs, na Fundação Pão dos Pobres, na Rede Marista e em outras tantas instituições.

Sobre a Kinder declarou que a dedicação da equipe que lá trabalha, da presidente e fundadora Bárbara Fischinger e de seus conselheiros lhe dá a segurança de que a entidade está no caminho certo. “Somos referência em educação especial e reabilitação, tanto que pesquisadores de cinco universidades circulam por lá.” Solimar anunciou que, dentro de alguns dias, a Kinder terá o melhor número de equipamentos reabilitativos. “Esta é uma notícia de primeira mão”, comemorou.

Conforme o homenageado, apesar de dificuldades, não se cansa de lutar, acreditando na educação como “a arma mais poderosa para mudar o mundo”, como citou Mandela. “Tenho muito a agradecer: ao bom Deus, pelo dom da vida, por uma família, de ter nascido em Rio Grande e vindo para a Capital. Queremos continuar servindo nossa Porto Alegre”, finalizou.

Música

Mateus, um dos jovens atendidos pela Kinder, utilizou o microfone para agradecer a Solimar pela dedicação e o carinho dispensados aos alunos da entidade. A sessão foi aberta pela Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, regida pelo maestro Telmo Jaconi, que executou o Hino Nacional, a canção Porto Alegre é Demais e, no encerramento, o Hino Riograndense. Também participaram da mesa na homenagem a presidente e fundadora da Kinder, Barbara Fischinger; a representante da Rede Marista, Elaine Strapasson Faccin, e o deputado estadual Tarcísio Zimmerman.  

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)