Plenário

Diretor da Kinder será homenageado com Título de Cidadão

Vereador João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes
Vereador João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (10/6), projeto de lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao diretor e superintendente da Kinder - Centro de Integração da Criança Especial, Solimar dos Santos Amaro. A proposta tem a autoria do vereador João Carlos Nedel (PP).

Amaro nasceu na cidade de Rio Grande. Sua formação acadêmica abrange as áreas de pedagogia, de psicologia e de gestão de pessoas. Em Porto Alegre, foi diretor administrativo do Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e, segundo Nedel, "zelou pela humanização do hospital, sem se negar a receber pessoalmente quem o procurava, principalmente os inúmeros religiosos e religiosas que se internavam no hospital ou dele necessitavam". 

O homenageado foi também vice-presidente das mantenedoras maristas do Rio Grande do Sul, da União Sul Brasileira de Educação e Ensino (Usbee), da União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea) e da Sociedade Meridional de Educação (Some). Além disso, integrou o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente (Conanda), vinculado ao Ministério da Justiça. 

Atualmente, Amaro é diretor e superintendente da Kinder, entidade filantrópica que atende a cerca de 300 bebês, crianças e jovens com deficiências múltiplas nas áreas de educação, reabilitação e habilitação, provenientes, principalmente, de famílias de baixa renda. Para o vereador proponente, "a marca de Solimar está na humanização, na gestão integrada e na linha de cuidado que ele exerceu em cada local no qual se fez presente e atuante".

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)