Legislativo da Capital presta homenagem ao 3º BPE
O período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (26/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi destinado à homenagem aos 43 anos do 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), por proposição do vereador João Carlos Nedel (PP). Ele defendeu as Forças Armadas como uma exceção ao que chamou de crise das instituições brasileiras.
Em recente pesquisa feita pelo Ibope, a população demonstrou a desconfiança das instituições. E quando o povo não confia, temos que ter cuidado. Mas a pesquisa tem uma notícia boa: a confiança nas Forças Armadas cresceu, ano a ano, passando de 51%, em 1989, para 75%, em 2013. O mais alto patamar entre as instituições pesquisadas, relatou Nedel, afirmando que o Brasil vive uma situação preocupante como nunca antes se viu.
Para o vereador, a pesquisa demonstra que as pessoas estão atentas à realidade e sabem que podem sempre contar com as Forças Armadas em períodos de crise. Por isto que homenageamos o 3º Batalhão, que sempre está à disposição da população, na guerra e na paz, concluiu.
Em nome da corporação, o tenente-coronel Rodrigues Ferraz Silva detalhou as atividades desenvolvidas no Batalhão, destacando o papel de formação cidadã e profissional. Muitas vezes os jovens que ingressam no serviço militar são oriundos das classes menos favorecidas e, nesse sentido, as instruções e atividades do 3º BPE auxiliam para que tenham condições de sair dessa condição desfavorável, seja dando prosseguimento na carreira militar ou voltando à vida civil, explicou o militar, dando ênfase aos cursos profissionalizantes ministrados aos recrutas.
Ao final, o tenente-coronel garantiu a disposição do Batalhão de servir à população: Quando o povo precisa de auxílio, é no Exército que ele vai pedir ajuda. E sempre será ajudado.
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)